por Carla Kempinski
Um dos maiores entraves para a abertura e crescimento das pequenas e médias empresas brasileiras é o acesso ao crédito. Não ao empréstimo financeiro propriamente dito, pois instituições financeiras não faltam no Brasil, mas às informações de qual procurar e quais as modalidades de financiamento mais adequadas ao futuro empreendedor. E a dificuldade não para por aí. Depois do crédito, falta ainda a orientação de como utilizá-lo da maneira mais responsável e rentável possível.
Uma das empresas que atendem a essa demanda de orientação aos pequenos e médios empreendedores é a Boa Vista Serviços. Criada para oferecer ao mercado soluções inteligentes para a tomada de decisões de crédito e gestão de negócios, a Boa Vista consolida-se no propósito de ouvir o mercado e disponibilizar dados, informações e serviços que otimizem os resultados das decisões dos clientes de acordo com o seu público, seja ele pessoa física ou jurídica.
A empresa é responsável pela análise econômica de importantes segmentos do mercado e divulga, periodicamente, pesquisas e indicadores que retratam a conjuntura de temas como: perfil do inadimplente e recuperação de crédito; falências e recuperações judiciais; títulos protestados; cheques devolvidos; movimento do comércio; inadimplência das empresas; além de ser grande incentivadora de temas como o Cadastro Positivo e a Sustentabilidade do Crédito, através do portal www.consumidorpositivo.com.br, serviço voltado ao consumidor brasileiro, segmento em que é destaque no País.
Sendo a mais nova integrante de trabalho e apoio do Programa de Aceleração do Crescimento para Pequenas e Médias Empresas (PAC-PME), a Boa Vista também gera conteúdo para o portal do programa (www.pacpme.com.br), como indicadores econômicos e pesquisas úteis para as PMEs. “A Boa Vista é uma empresa que oferece informações para apoiar seus clientes durante o processo de tomada de decisão. Portanto, nossas informações no portal serão importantes para as pequenas e médias empresas na composição de suas estratégias de atuação”, afirma Dorival Dourado, presidente da empresa.
Para o coordenador do Portal PAC-PME, Rodolfo Zabisky, com a adesão da Boa Vista ganham os dois lados. “A Boa Vista, como um player de negócios, tem a oportunidade de mostrar seus indicadores, pesquisas e estudos para um público seleto e, por sua vez, os empresários passam a ter acesso a um conteúdo indispensável, que pode fazer a diferença para os negócios.”
Com a adesão da Boa Vista, o Programa de Aceleração do Crescimento para Pequenas e Médias Empresas passa a contar com 63 integrantes em seu grupo de trabalho e apoio, sendo 15 intermediários financeiros, 17 consultores legais, nove auditorias e 22 entidades e associações.6 5 empreendedor | maio 2013
ABoa Vista Serviços é um bureau que oferece soluções inteligentes para a tomada de decisões de crédito e gestão de negócios. Éadministradora do SCPC, banco de dados com mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e 42 milhões de registros de transações entre empresas. ABoa Vista Serviços fornece atualmente mais 200 milhões de consultas por mês a seus clientes e consumidores, dando subsídios capacitados para a tomada de suas decisões de negócios e comerciais.
Criada em 2010, é resultado da união da Associação Comercial de São Paulo, do fundo brasileiro de investimentos TMGCapital, da Equifax Inc., do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, da Associação Comercial do Paraná e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre.
Hoje, atua em rede nacional, com mais de 2,2 mil entidades representativas do varejo em todas as regiões do Brasil. Ariqueza de informações do banco de dados permite à Boa Vista oferecer soluções inteligentes para auxiliar o processo de tomada de decisões de negócios de seus cerca de 1,2 milhão de clientes diretos e indiretos em todos os segmentos da economia.