Um dos muitos desafios de editores de sites online é encontrar um equilíbrio entre a recompensa dada aos seus repórteres e colaboradores e a evolução do negócio como um todo, buscando mais patrocinadores e maior audiência.
Seth Weintraub, fundador e editor do 9to5Mac, resolveu essa equação de uma forma um bocado criativa e inusitada: deu a cada um dos seus colaboradores um anúncio dentro dos seus artigos.
Funciona assim: cada colaborador tem seu próprio código de AdSense, e recebe como pagamento o valor recebido pela veiculação de um dos banners da página. Para Seth, esse é um dos jeitos mais ‘justos’ de pagar seus repórteres. “Dessa forma, a coisa fica bem mais simples. Se minha equipe diz que não está fazendo dinheiro suficiente, eu respondo ‘escrevam mais histórias, consigam mais visualizações de página’”, explica ele em entrevista ao BusinessInsider.
O resultado é que, aparentemente, a equipe anda ganhando bem – um dos funcionários do 9to5Mac garante que nunca teve um mês em que recebeu menos de 10 mil dólares (!), e em setembro, um deles chegou à marca de 20 mil dólares apenas em retorno do AdSense.
O mesmo modelo é aplicado também em outras franquias 9to5, como o 9to5Google e o 9to5Toys, mas existem alguns funcionários, cujas funções não estão relacionadas a redação de notícias, que recebem o tradicional pagamento em dinheiro.
Difícil dizer se esse efetivamente é um modelo mais ‘justo’ de pagamento – será que os repórteres não iam deixar de escrever histórias importantes, porém com pouca audiência, para apostar em assuntos mais polêmicos e virais?
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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