A cada Copa do Mundo, é usada uma bola diferente. São poucos os esportes que tentam reinventar a roda a cada quatro anos, mas esse elemento de incerteza também é emocionante, e significa que a tecnologia da bola de futebol já percorreu um longo caminho desde os anos 1930, quando as pelotas ainda eram infladas através de um orifício fechado com cadarço.
Assim como o New York Times – que publicou um incrível site interativo sobre a história da bola de futebol – decidimos dar uma olhada em cada bola das Copas. Tivemos uma ajuda do World Cup Balls, um ótimo site enciclopédico no qual Peter Pesti coleta e descreve como a tecnologia da bola vem evoluindo ao longo das gerações. A diferença entre as bexigas de couro da década de 1930 e os materiais atuais de alto desempenho são bem impressionantes.
Uruguai, 1930
A primeira Copa do Mundo usou bolas feitas no país que, na época, espalhava o esporte pelo mundo: a Inglaterra. Havia dois tipos de bolas com cadarço usadas nos jogos; a que você vê abaixo, a “T-Model”, recebeu esse nome por ter painéis em forma de T.