Smartstones é uma pedra inteligente que cria um sistema de comunicação remota baseada no gesto. O projeto visa ajudar pessoas que enfrentam tanto desafios físicos quanto para se comunicar, como deficientes visuais e auditivos, autistas, pessoas com distúrbios e até idosos.
Do tamanho de uma pedra de verdade, Smartstones é constituída por luzes de LED, um sistema de reconhecimento de gestos, uma interface sensível ao toque, um giroscópio, um GPS, saídas de áudio e conectividade Bluetooth.
A pedra inteligente é conectada a um aplicativo que permite a personalização de gestos e feedbacks a serem usados para se comunicar.
Funciona assim: quem estiver usando a Smartstones e tocá-la de tal forma, enviará uma mensagem para o celular da pessoa que está tomando conta do sistema. Essa pessoa pode, então, enviar uma resposta através da pedra, que se traduz em forma de áudio ou luzes piscando.
É possível programar a pedra, por exemplo, para enviar uma mensagem de texto “pensando em você” caso seja tocada duas vezes com os dedos. Ou “preciso de ajuda” ao chacoalhar a pedra. O dispositivo pode ser totalmente adaptado, dependendo das necessidades de seus usuários.
Desenvolvido como protótipo, o projeto está buscando financiamento coletivo via IndieGogo e neste momento custa $79 por unidade. Nesta primeira versão, a pedra poderá ser usada como pingente ou como pulseira. Se a campanha atingir os $50,000 necessários para a produção em massa, o produto será entregue em dezembro deste ano.
Assim como o Wayfindr, aplicativo que usa Beacons para ajudar deficientes visuais a andar com segurança, Smartstones abra portas para novos dispositivos inteligentes que repensam o poder do gesto e das interfaces não-textuais para ajudar pessoas e também vencer alguns dos desafios da comunicação.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie