A tecnologia de reconhecimento facial, bastante comum até mesmo nos celulares, pode ajudar deficientes visuais a reconhecer rostos conhecidos. E tudo o que é preciso para isso é usar uma bengala.
Chamada de XploR, a “smartbengala” combina tecnologias já presentes em celulares, como reconhecimento facial, GPS e Bluetooth, permitindo a deficientes visuais reconhecer e identificar rostos familiares a até 10 m de distância.
As informações dos rostos são armazenadas em um cartão SD; quando a bengala reconhece um rosto, ela vibra e um ponto auditivo no ouvido do usuários o guia até o local onde se encontra o conhecido.
Criada por Steve Adigbo, Waheed Rafiq e Richard Howlett, estudantes da Birmingham City University (Inglaterra), a XploR pode fazer uma grande diferença na vida dos deficientes visuais. “Meu avô é cego e sei como um dispositivo como este seria útil a ele”, diz Steve em um comunicado à imprensa. “E não existe nada como a XploR no mercado até o momento”.
A comunidade médica e científica já mostra grande interesse na tecnologia. “Empresas de medicina na França gostaram muito do produto. Esperamos que ele faça uma verdadeira diferença na vida das pessoas”, diz Waheed. A bengala ainda passará por mais testes antes de chegar ao mercado. [Birmingham City University via Engadget]
Foto por Birmingham City University
O post Universitários criam bengala capaz de reconhecer rostos para deficientes visuais apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.