X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Para tratar câncer, médicos cultivam órgãos em miniatura a partir de tumores


Organoides são órgãos simplificados e em miniatura. Eles estão sendo cultivados por geneticistas a partir de células vivas de câncer, criando pequenos tumores vivos para serem estudados. Talvez pareça assustador, mas esta pode ser uma forma personalizada para tratar diversos tipos de câncer.

>>> O supercomputador da IBM poderá tratar o câncer de forma personalizada

Em um estudo publicado esta semana na revista Cell, o geneticista Mathew Garnett e seus colegas descrevem como eles cultivaram organoides de câncer do cólon, a maior parte do intestino grosso.

Os pesquisadores dizem que estes tumores em miniatura são muito parecidos com os originais, tanto que eles podem ser usados para testar quais remédios combatem o tumor de forma mais eficiente.

O problema

Assim como o genoma de cada pessoa é diferente, o genoma de cada tumor também é, e a genética dele influencia como ele reagirá a cada remédio. Pesquisadores já têm uma ideia de quais mutações genéticas criam o câncer no intestino, mas a lista é tão longa que eles não sabem como cada mutação contribui para o aparecimento do câncer.

Além disso, é difícil avaliar o genoma de determinado paciente e chegar a boas conclusões sobre quais remédios funcionaram melhor para ele. Então os pesquisadores precisam testar os medicamentos em um modelo.

Atualmente, a maior parte das pesquisas sobre câncer dependem de cultivar células tumorais em placas de Petri. Essas culturas podem ser muito úteis, mas elas não têm a mesma estrutura do tumor real, nem a mesma diversidade de tipos celulares. Os médicos podem sequenciar o genoma das culturas criadas nas placas de Petri, mas é difícil usá-lo para prever como determinado tumor em determinado paciente irá reagir a um remédio.

f wkkviWXxBI

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot