Fim de faculdade, chega a hora de decidir o que fazer da vida! Será que é melhor arrumar logo um emprego, tentar um estágio, virar CEO ou ficar desempregado mesmo? Cada situação tem suas vantagens e esse infográfico da Online Masters Degree (para ver em tamanho maior, clique na imagem) te ajuda a escolher. Se você está pensando em um emprego, é bom saber que, apesar de trabalharmos cada vez mais, os salários não estão aumentando. Além disso, levamos muito trabalho para casa: um em cada cinco profissionais precisa responder emails fora do expediente, um em cada três checa mensagens nas férias e metade nos dias de folga ou mesmo quando está doente. No entanto, trabalhadores com rendimentos menores costumam ter mais tempo livre e uma vida mais equilibrada.
Começar como estagiário também não é uma ideia tão boa, já que a maioria recebe menos do que o mínimo da categoria, especialmente as mulheres: 77% são mal pagas. Outra desvantagem é a falta de direitos trabalhistas, muito diferentes dos profissionais com carteira assinada. Mas, como tudo tem seu lado bom, essa opção te dá a experiência necessária para um cargo melhor sem muitas exigências.
Agora, se você decidiu ficar sem trabalho por um tempo, vá preparando o armário de remédios, porque desempregados ficam cinco vezes mais doentes do que trabalhadores. Mas se o seu negócio é ser CEO, pode arregaçar as mangas que você vai trabalhar muito… E ganhar mais ainda. Nos últimos 30 anos os salários acompanharam o aumento da produtividade e hoje os 10% mais ricos controlam dois terços do patrimônio líquido norte-americano.