Esse é um teste muito simples que alterna entre um arquivo de música de altíssima qualidade e um arquivo bem mais ou menos. Você consegue perceber a diferença?
Por anos nós temos acompanhando a discussão sobre o MP3 destruir a música por causa da compressão. Mas será que as pessoas realmente conseguem notar a diferença? Agora existe um serviço de streaming de músicas que é o primeiro a oferecer arquivos de alta qualidade, o Tidal. E num esforço para encontrar assinantes, a empresa fez esse teste. Experimente e o teste vai tocar uma música e permitir que você alterne entre as versões de alta a baixa qualidade de cinco canções. Aí você tem que adivinhar qual das duas é a versão com menos perda por compressão. Esse é um teste cego A/B, o que significa que não há como você saber qual é a versão em alta antes de fazê-lo — uma das melhores maneiras de eliminar seus vieses e preconceitos na hora de fazer a escolha.
Uma série de coisas pode afetar a sua capacidade de apontar ou não a diferença entre a versão sem perdas e a versão comprimida da música: a acurácia da sua audição, o treino que faz com que você saiba pelo que deve procurar nas diferentes versões e a qualidade do seu equipamento.