O eletroencefalograma, ou EEG, pode mudar radicalmente a forma como interagimos com gadgets. Na verdade, já existem headsets que leem suas ondas cerebrais – e se você combinar um deles ao Google Glass? É o que o estúdio londrino de design This Place pensou.
O app MindRDR recebe a leitura de suas ondas cerebrais e permite tirar fotos com o Google Glass – e postá-las no Twitter ou Facebook – usando apenas o poder da mente.
Para isso, no entanto, você precisa usar o Neurosky MindWave Mobile, um headset lançado em 2012 que lê suas ondas cerebrais e detecta se você está concentrado. Ele envia as leituras via Bluetooth e é compatível com iOS e Android.
>>> Como vamos comandar a tecnologia do futuro com a mente
Parece pegadinha, mas não é! O TechCrunch testou o app, e ele funciona assim:
O app traduz suas ondas cerebrais em uma leitura de medidor, que fica sobreposta à visão da câmera no Google Glass. À medida que você “se concentra” mais com sua mente, o medidor sobe e o app tira uma foto do que você está vendo à sua frente. Concentre-se um pouco mais, fazendo o medidor subir novamente – e a foto é postada no Twitter.
No Twitter e Facebook, a foto vai acompanhada pelos indicadores de atenção e meditação (ondas cerebrais beta e alfa, respectivamente) e pelas hashtags #throughmind e #throughglass – veja as fotos aqui. Também há um link em cada tweet com mais detalhes de cada sessão.
Obviamente, este projeto quer apenas explorar uma ideia, e não sugerir que você deveria andar por aí com um Google Glass e um headset na cabeça – seria loucura!