O Gizmodo fechou uma parceria com a FILIPEFLOP, uma das principais lojas de componentes eletrônicos do Brasil, para oferecer um presente a vocês, leitores: uma placa Intel Galileo Gen 2 para seus projetos faça-você-mesmo em hardware e software.
Por ser baseada no processador Quark X1000, a placa é compatível com sensores usados no Arduino – na verdade, ela tem Certificação Arduino.
Você pode conectá-la ao computador via USB e instalar nela um sistema operacional para seguir seus comandos. Ela é programável via ambiente de desenvolvimento integrado Arduino, compatível com Windows, Mac OS e Linux. O pessoal da FILIPEFLOP fez um guia para quem está começando.
São 256 MB de memória, e o armazenamento é feito pelo microSD – a entrada aceita cartões de até 32 GB.
Há diversas interfaces de entrada e saída: um slot mini-PCI Express, porta Ethernet de 100 Mb, porta USB host e porta USB cliente. É possível até mesmo alimentar a placa por meio do cabo de rede Ethernet (requer instalação do módulo de PoE).
O Kit do desenvolvedor fornecido pela Intel para a Galileo Gen 2 tem suporte a C, C++, Python e Node.js/Javascript, para desenvolver aplicativos para sensores e para a Internet das Coisas
Ele também suporta a plataforma Wyliodrin, que oferece os ambientes C, Python, Node.js e ambientes de programação visual para um navegador conectado remotamente.
Como faço para participar?
Para concorrer à Intel Galileo Gen 2, basta deixar um comentário criativo respondendo à pergunta “o que você vai fazer quando ganhar esta placa Intel® Galileo Gen 2?” até 28 de abril, às 23h59.
O vencedor leva para casa essa placa, que é a primeira de uma família de placas de desenvolvimento e de criação de protótipos certificadas para Arduino*, baseadas na arquitetura Intel® e projetada especialmente para fabricantes, estudantes, educadores e entusiastas da eletrônica faça-você-mesmo (DIY).
O post Você pode ganhar uma placa Intel Galileo Gen 2 e mergulhar no mundo do Arduino apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.