O YouTube anunciou ontem (10/04) um recurso que permite que seus parceiros realizem transmissões em pay-per-view de eventos ao vivo através da web. A novidade foi divulgada no mesmo post em que o site de vídeos comemorava o primeiro aniversário do Live, para transmissão de eventos em tempo real pela internet.
“Agora você pode monetizar eventos ao vivo com anúncios e opções pagas. Um evento ao vivo pode ser criado como qualquer outro através do gerenciador de vídeos e monetizado com anúncios incorporados ou pay-per-view, em que é possível determinar preços diferentes por país”, explica Joshua Siegel, gerente de produto do YouTube, em um post no blog oficial do serviço.
Além disso, o YouTube também anunciou um novo software para transmissões ao vivo que promete “permitir que parceiros façam transmissões de eventos ao vivo com aparência profissional a partir do desktop” (seja lá o que isso signifique) e uma nova ferramenta de publicação e análise de tráfego com dados mais detalhados.
Essa não é a primeira notícia envolvendo serviços pagos no YouTube nos últimos dias. Na semana passada o serviço anunciou que internautas dos EUA e Canadá poderiam alugar títulos dos estúdios Paramount pela web. Aparentemente, essa novidade mostra que, nos planos de dominação mundial do Google, ter sua própria operadora de TV é um dos itens que está em pleno vapor.
YouTube vai transmitir eventos ao vivo em pay-per-view