As micro e pequenas empresas brasileiras ganharam um importante aliado na busca pelas melhores práticas de gestão. O Portal MahaGestão (www.mahagestao.com.br), inédito no Brasil e totalmente gratuito, possibilita aos empresários avaliar, a partir dos fundamentos básicos da administração, o nível de maturidade da gestão das empresas.
Criado com base em conceitos inovadores, o MahaGestão tem a proposta de “Medir e Evoluir”, de forma objetiva e sustentável, a forma como as empresas são geridas, apresentando planos de melhoria personalizados de acordo com as necessidades de cada empresa. A partir dessas informações, é possível auxiliar os gestores a implementar melhorias que ampliam a lucratividade e a competitividade do negócio.
A iniciativa do portal é do Instituto MahaGestão, um novo empreendimento formado por profissionais com mais de 20 anos de experiência na área empresarial e acadêmica, e que tem como objetivo difundir o conhecimento sobre as melhores práticas de administração junto às micro e pequenas empresas, responsáveis por grande parte dos empregos gerados no Brasil. O Instituto atua como uma instituição especializada em estudo e pesquisa, visando fornecer estatísticas e conteúdo técnico de diversos setores.
De acordo com Fábio Tulio, criador e diretor do MahaGestão, a expectativa é que o portal auxilie, já em seu primeiro ano de atuação, mais de 50 mil empresários em todo País.
“É um modelo único e inovador, que utiliza uma linguagem simples, ao alcance de todos”, destaca, acrescentando que o portal foi lançado com o objetivo de agregar valor e contribuir para que as empresas cresçam e se tornem mais lucrativas e competitivas, uma vez que o portal aponta claramente os pontos que precisam de maior atenção e orienta o que deve ser feito e em que ordem.
“O Brasil conta com mais de seis milhões de micro e pequenas empresas, mas muitas delas encontram dificuldades de sobrevivência e rentabilidade por problemas de gestão. O MahaGestão permite que o gestor avalie a maturidade da gestão do negócio e faça comparações utilizando um índice que leva em consideração as mais modernas teorias da administração e as melhores práticas de mercado”, destaca.
Fábio Túlio explica que, após o diagnóstico e a análise dos gráficos apresentados, o MahaGestão sugere planos de ação, de acordo com as necessidades de evolução da empresa, disponibilizando uma série de alertas para que o gestor possa controlar a execução das tarefas propostas. Ao completar a execução do plano, é possível gerar uma nova análise e atualizar seu Índice MahaGestão, iniciando um novo ciclo. Túlio destaca que o MahaGestão conta com uma sólida política de confidencialidade das informações, garantindo ao usuário que os dados introduzidos no sistema estejam seguros e sejam utilizados apenas para fins estatísticos, colaborando para a formação do índice MahaGestão.