Já é mais que sabido que começar uma nova empresa representa, necessariamente, assumir muitos riscos e alguns gastos. Por isso, muitos empreendedores começam suas startups sozinhos ou, quando muito, com algum sócio, dividindo com ele não só as responsabilidades mas também o eventual retorno. Contratar funcionários requer um investimento contínuo e também alguma burocracia, o que dificulta ainda mais a tomada dessa decisão. Por outro lado, ter mais gente comprometida com a sua empresa pode ajudar a acelerar o crescimento e a qualidade do negócio. As tarefas ficam melhor dividas e você fica mais livre para coordenar e tomar as decisões, enquanto seus funcionários mantêm o negócio em andamento. Mas, qual é o momento certo de começar a contratá-los?
O ideal é que o empreendedor consiga identificar os sinais de crescimento do seu negócio e antecipe-se a grandes demandas que estão por vir. Para isso, é preciso ser um bom “leitor” não só do momento da sua empresa no mercado, mas também de suas próprias habilidades e restrições. Analisando esses dois cenários, o empreendedor pode identificar se consegue cumprir com suas metas sozinho, ou se é hora de agregar novas cabeças ao processo. É importante saber segurar suas finanças ao máximo, claro, mas ter também a visão para identificar a diferença entre o que é gasto e o que é investimento. Em algum ponto do processo a contratação de funcionários vai deixar de ser parte do primeiro caso, para se tornar parte do segundo, ou seja, um investimento, e você não pode perder esse timing.
Uma boa dica é conversar com pessoas que já passaram por esta fase para conseguir entender como elas identificaram este momento. Acima de tudo, é importante estar o tempo todo com o radar ligado em busca de pessoas que possam contribuir com a sua empresa, mesmo que aquele ainda não seja o momento ideal para contratá-las. Assim, quando a demanda chegar, você já saberá onde começar a procurar as pessoas certas para o seu negócio e vai conseguir fazer da sua contratação um investimento e não um gasto.
Quem precisar de ajuda nessa busca também pode contar com canais especializados em unir profissionais e empreendedores, como é o caso da Mais Startup. A empresa, criada em março de 2010 – como contamos aqui – hoje já possui mais de 230 startups cadastradas e posta diariamente novas vagas em startups.