O que o vice-presidente de engenharia de software da Apple pode nos ensinar sobre apresentações maravilhosas? Aprenda suas dicas
Desde que Carmine Gallo escreveu um livro intitulado “Faça como Steve Jobs – e realize apresentações incríveis em qualquer situação”, ele estava à procura de um apresentador – da Apple ou de qualquer outra empresa – que chegasse perto da presença de palco de Jobs.
Não tem sido fácil. Jobs era carismático, inspirador, bem humorado, dramático, envolvente e educado e, seus slides eram lindamente projetados.
A Apple está dando ao vice-presidente mais tempo no palco e ele é o apresentador de negócios mais atraente que vi em muito tempo. Seu nome é Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple.
O CEO da Apple, Tim Cook apresentou Federighi como “Superman” na conferência anual WWDC de desenvolvedores da Apple no dia 2 de junho.
Cook pode estar se referindo às técnicas de apresentação de Federighi. Federighi comanda 70% de toda a apresentação e claramente rouba a cena, dada a reação que ele atraiu da plateia e entre os blogueiros que cobriam o evento.
Aqui estão 5 técnicas de apresentação muito específicas que Federighi faz de forma muito eficaz, técnicas que você pode – e deve – usar em sua próxima apresentação.
#1. Eleve o nível de energia
Federighi não apenas caminha pelo palco. Ele salta, avança e exala paixão e entusiasmo em sua voz e gestos.
Ele tem um sorriso no rosto. Ele ri com facilidade. Seu nível de energia é alto – muito maior do que um apresentador mediano.
A maioria das pessoas faz uma apresentação no mesmo tom de voz e usa a mesma energia como se estivessem falando em voz baixa com um colega no corredor.
A apresentação de missão-crítica não é uma conversa casual. É uma performance. Um artista como Federighi traz a energia na sala assim que ele caminha para dentro dela.
#2. Faça as pessoas rirem
A maioria das apresentações de negócios é seca, chata e limitada. Então Federighi não recebeu essa informação.
Assim que entra, ele injeta humor em sua apresentação. Ele deu início a uma discussão sobre o novo sistema operacional da Apple, Yosemite, zombando da equipe de produto que desenvolve os nomes.
Ao longo da apresentação, ele zombou de boa índole de si mesmo, especialmente sua juba de cabelos brancos, que em tom de brincadeira se refere como “hair force one”.
Quando Federighi estava demonstrando as novas funcionalidades do telefone, ele foi interrompido por um telefonema de sua mãe (tudo isso é planejado e ensaiado, é claro).
A plateia com bom humor, vaiou. “Eu sinto muito”, respondeu Federighi. “Ela é uma mulher maravilhosa, maravilhosa, mas este é o meu espaço”, disse ele com um sorriso.
#3. Mantenha a sua linguagem corporal aberta
Federighi tem uma presença dominante. Ele não cruza os braços ou mostra desleixo.
Ele tem um sorriso constante e mantém uma postura aberta, o que significa que as palmas ficam para cima e os braços são mantidos acima da cintura.
Sua linguagem corporal diz muito antes de dizer uma palavra.
#4. Projete os slides simples e visuais
A apresentação de slides média tem 40 palavras. É quase impossível encontrar 40 palavras em 10 de slides de Federighi.
Seus slides tinham fotografias, imagens e animações que complementavam sua mensagem.
Isso é chamado de imagem de superioridade, o que significa que a informação é mais facilmente retida quando é apresentada com imagens em vez de texto.
Eu não estou sugerindo que você evite o texto completamente. Havia muitas palavras nas apresentações da Apple WWDC, mas imagens e números simples dominavam os slides.
#5. Atenha-se a regra dos 10 minutos
João Medina, da Universidade de Washington pesquisador cerebral formulou a “regra dos 10 minutos.”
Ele diz que não importa o quanto o orador é engajado, o público vai naturalmente se sintonizar após cerca de 10 minutos.
A solução é construir em soft-breaks para voltar a envolver o público. Federighi não quebra a regra dos 10 minutos.
Por exemplo, ele falou por 2 minutos antes de introduzir um vídeo de um novo anúncio da Apple (soft break).
O anúncio durou 1 minuto e Federighi reapareceu para discutir um novo recurso do software. Ele apresentou slides por mais 4 minutos antes de mostrar uma demonstração do produto (soft break).
A demo foi rápida, com duração de exatos 5 minutos. Federighi, e então voltou para seus slides.
Ao construir em intervalos suaves de poucos minutos, Federighi pode fazer o que pouquíssimos apresentadores podem realizar – ele pode manter a atenção do público por 1 hora.
Você pode nunca falar para uma plateia de 6 mil desenvolvedores ou clientes como Federighi faz, mas as técnicas que ele, o mais falado apresentador da conferência de desenvolvedores da Apple, são as mesmas técnicas que o ajudarão a conquistar qualquer público.
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Este artigo foi adaptado do original, “5 Presentation Lessons From Apple’s New Rock Rockstar”, da Entrepreneur.