Você sabe conversar verdadeiramente com as pessoas? Aqui está o que você ainda não sabe
A solução para o velho problema de compreender os outros pode ser tão simples como separar um tempo para melhorar suas habilidades de escuta ativa. A escuta ativa é sobre a construção de relacionamento, compreensão e confiança entre as pessoas.
O fator simpatia é altamente determinado pela sua capacidade de ouvir efetivamente sugestões de clientes e responder com sucesso às suas necessidades, pedidos e preocupações.
Mas você não tem que nascer com o dom da palavra para se tornar um especialista em comunicação.
Aqui estão 6 dicas para ajudar você a se tornar um melhor ouvinte e realmente ouvir o que os outros estão dizendo e, não apenas o que você acha que eles estão dizendo ou o que você quer ouvir.
#1. Mostre real interesse
Quando você fala com alguém, especialmente em um ambiente cheio ou barulhento, dê toda a sua atenção.
Se você está distraído ou não pode ouvi-lo bem, peça para mudar para uma área mais calma. Pratique a escuta empática. Ponha-se no lugar das pessoas e tente ver a situação através de seus olhos.
Faça perguntas e incentive a outra pessoa a falar.
Mesmo se você ainda não experimentou a mesma situação, tente compartilhar uma história pessoal sobre um momento em que você se sentiu da mesma forma.
#2. Use as palavras mágicas: conte-me
A maioria das pessoas vai apreciar a oportunidade de compartilhar suas histórias e experiências.
Para iniciar uma conversa, use as duas palavras mais poderosas na conversa: Conte-me. Conversadores bem sucedidos evitam perguntas que podem ser respondidas com um simples sim ou não.
Faça perguntas abertas e depois ouça. Por exemplo, você pode dizer: “diga-me, Silvio, você já pensou em iniciar seu próprio negócio?“, ou tente uma conexão: “eu gostaria de viajar com minha família nas férias deste verão. Diga-me, você tem um local de férias favorito?“.
Quando você escolhe um tema que demonstra interesse na outra pessoa, a discussão vai fluir mais suavemente.
#3. Diga o nome de outra pessoa
Dale Carnegie disse uma vez: que o nome de uma pessoa é para essa pessoa, o mais doce e mais importante som que ela pode ouvir, em qualquer língua.
Qualquer pessoa que você se relaciona nos negócios ficará lisonjeada e impressionada se você se lembrar de seu nome. Se você tem dificuldade para lembrar nomes, proponho a praticar tão frequentemente quanto possível.
Quando você encontra alguém pela primeira vez, diga o nome da pessoa imediatamente. Responda com algo como: “é um prazer conhecê-lo, Silvio”.
Então, use seu nome algumas vezes durante a conversa. Quando a conversa terminar, diga seu nome mais uma vez: “eu realmente gostei de conhecer você, Silvio.”
#4. Concorde com vontade. Discorde suavemente
Quando alguém concorda com você, ele estabelece uma ligação instantânea. De repente, vocês têm algo em comum. No entanto, as relações profissionais mais fortes exibem o respeito e a admiração mútua, mesmo em desentendimentos.
Tolerância e o respeito pelos outros, especialmente quando eles não concordam com você, é vital para o sucesso do networking.
Se você discorda fortemente com a opinião de alguém, suavemente comunique que você não enxerga da mesma maneira. Faça perguntas e permita que a pessoa expresse plenamente o seu raciocínio.
#5. Fale menos, ouça mais
Quando alguém fala com você, escute com todo o seu corpo. Acene, faça contato visual e esteja totalmente envolvido no que eles têm a dizer.
A escuta atenta irá construir confiança e ajudá-lo a estabelecer um relacionamento profissional.
Quando dada a oportunidade, faça perguntas pertinentes, que vão ajudar a demonstrar o seu interesse sincero. Se você não entender, pergunte para fins específicos.
Você poderia fazer uma pergunta esclarecendo tais como: “se eu ouvi corretamente, você está dizendo… é isso mesmo?“.
É melhor confirmar suas hipóteses, em vez de ter o risco de uma falha de comunicação.
#6. Não interrompa ou mude de assunto
Muitos profissionais assertivos terminam as frases dos outros por hábito. Se você entra e interrompe a frase de alguém, você o impede de expressar totalmente seus pensamentos.
Apesar de suas intenções serem boas, a outra pessoa pode achar que você é um sabichão, ou que está em uma corrida.
Ou pior, a pessoa pode pensar que você está tentando colocar palavras em sua boca.
Sempre permita que o outro tenha o tempo suficiente para terminar seu pensamento antes de responder. Sua paciência e consideração serão apreciadas.
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Este artigo foi adaptado do original, “6 Ways to Improve Your Comversations”, da Entrepreneur.