Como fazer com que nossos clientes confiem na nossa empresa, se só estamos preocupados com os lucros?
Marcas são baseadas na confiança. As empresas extraem enormes valores a partir das relações que têm com fornecedores, colaboradores, parceiros e clientes.
É possível confiar em uma empresa. Como consumidores, nós fazemos isso o tempo todo. Mas não é algo que fazemos livremente.
As 2 opções principais que uma marca precisa escolher para ser confiável no longo prazo são:
- Adiar os lucros. Sempre há atalhos disponíveis para a sua empresa e, mais cedo ou mais tarde, as maneiras de ganhar dinheiro aparecem, muitas chances de cobrar um pouco mais, ou de fazer mais com menos.
- Você vai fazer o trabalho difícil. Sabemos que não é fácil nem conveniente manter todas as promessas, especialmente as pequenas promessas. Isso é caro, ou acaba se tornando um problema, ou é arriscado para sua marca. Mas é aqui que a confiança é conquistada.
E assim, quando as pessoas em sua equipe dizem coisas como “devido ao grande volume de chamadas”, “vendemos seus dados”, “sinto muito mas não podemos fazer nada”, “isso é o que podemos fazer”, “fulano não trabalha mais aqui, e não podemos cumprir com suas promessas”, ou até mesmo o silêncio faz com que as pessoas confiem cada vez menos em nossa empresa.
Isso acontece porque as pessoas confiam em pessoas e, quando agimos de maneira antinatural e negamos nossa humanidade, acabamos nos mostrando menos merecedores de confiança.
É fácil se enganar e acredita que podemos ser confiáveis ao mesmo tempo em que temos lucros no curto prazo sem nos envolvermos com nossos clientes. Infelizmente, isso não vai acontecer.
A confiança é cara e vale a pena. Lembre-se disso.
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Este artigo foi adaptado do original, “Does corporate trust have to be an oxymoron?“, do blog do Seth Godin.