Os comediantes parecem ter um dom para ganhar a atenção de seu público, não é mesmo? Aqui está o que eles fazem de diferente
Depois de analisar centenas de palestras do TED, o treinador de comunicação Carmine Gallo percebeu um traço óbvio que as melhores apresentações compartilham: elas eram engraçadas.
Isso faz sentido, concluiu Gallo, mesmo dentro da discussão de algumas questões muito pesadas. Por que?
Porque o humor reduz nossas defesas. É o que explica David Nihill durante uma apresentação na RocketSpace, uma incubadora de inovação em São Francisco.
Nihill é co-fundador é co-fundador da FunnyBizz. Sua palestra, que atraiu uma cerca de 20 pessoas, com foco em várias técnicas que os comediantes usam para melhorar suas habilidades de falar em público.
Nihill teve como objetivo convencer o público de que você não precisa ser um comediante natural para conseguir risadas.
O melhor tipo de comédia é frequentemente desenvolvida usando uma fórmula escrita, exatamente como as melhores apresentações de negócios.
A arte de elaborar a piada
O truque é encontrar as experiências mais engraçadas que se relacionam com o tema. Primeiro, anote muitas dessas lembranças que você pode recordar. Você pode ter que pensar no caminho de volta.
Em seguida, ligue essas experiências ao seus temas. Depois de ter decidido qual história você quer contar, você pode escrevê-la usando uma fórmula para garantir que está entregando as informações corretas.
Estruturar uma piada envolve iniciar as coisas de maneira generalista e se tornar cada vez mais específico. Tente seguir esses 3 passos:
- Configure a história de maneira relacionável. Você quer que todos se sintam como se isso tivesse acontecido com eles.
- Seja específico e torne as coisas sobre você. Comece dizendo a eles sobre a sua própria experiência de loucura.
- Entregue o inesperado. Nesse ponto, o público assume que eles sabem onde você quer chegar com isso. Mas você está mais provável de obter um riso de puder surpreender as pessoas.
O objetivo nisso tudo é quebrar as expectativas do seu público. Esse é o coração da comédia.
___
Este artigo foi adaptado do original, “How to Win an Audience: A Lesson From Comedians”, do The Muse.