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Empreendedorismo

Não, é a palavra mais importante que você pode dizer

Não, é a palavra mais importante que você pode dizer

A palavra não pode ser tida para alguns como algo a se evitar. Mas, ela é a palavra mais importante que um empreendedor pode dizer


A palavra não pode ser tida por alguns como algo a se evitar. Mas, ela é a palavra mais importante que um empreendedor pode dizer

Quando Jacqueline Whitmore começou a The Protocol School of Palm Beach, ela perseguiu cada oportunidade em seu caminho.

A empresa era nova e, assim como muitos empreendedores, ela precisava de clientes. Para isso, acabou aceitando todas as oportunidades que surgiram.

Imediatamente, isso foi uma ótima decisão. A sua rede profissional aumentou significativamente e isso faz com que a nossa base de clientes aumente.

Mas então batemos em uma parede. Quando menos percebemos, estamos exaustos e sobrecarregados.

No caso de Jacqueline, a sua agenda continuava enchendo, mas ela estava estagnada. Ela estava tão ocupada perseguindo todas as oportunidades que se tornou uma pessoa sem foco.

Então, ela deu um passo para trás e começou a medir quais eventos e atividades realmente faziam o negócio crescer.

Ela mudou seu modelo de negócio e concordou apenas com oportunidades que ajudavam a dimensionar o seu negócio e aprendeu a dizer não a todo o resto.

Então, porque é que uma palavra pequena é tão difícil de dizer para a maioria de nós? É porque no fundo, todos nós queremos ser amados, nos preocupamos que dizer “não” vai mudar a maneira como os outros nos veem.

Isso pode ser especialmente difícil se você é uma pessoa que gosta de agradar a todos. Mas antes de assumir qualquer responsabilidade, aqui estão algumas diretrizes a considerar.

Jaqueline Whitmore aprendeu da pior maneira a importância de se dizer não.

Jaqueline Whitmore aprendeu da pior maneira a importância de se dizer não.

#1. Seja proativo

Quando você diz sim para todas as oportunidades, suas ações tornam-se reativas e podem sangrar em outras áreas do seu negócio.

Você pode tornar-se hipersensível a situações cheias de pressão e perder o foco. Empreendedores reativos muitas vezes se tornam escravos das demandas dos clientes, colaboradores, investidores e parceiros.

Em vez de trabalhar em direção a seus objetivos de longo prazo, você pode se encontrar correndo atrás de cada dólar – e prejudicar seus ganhos futuros no processo.

#2. Desenvolver critérios para eventos

Faça uma lista de objetivos e metas para si e para o seu negócio. Quando você decidir participar de um evento ou conferência, certifique-se que ao participar você vai se beneficiar de alguma forma. Em outras palavras, meça o custo de oportunidade do seu compromisso de tempo contra o ROI potencial.

#3. Negocie melhores oportunidades

Se alguém convida você para participar de um evento, seja voluntário ao falar no evento também.

Negocie uma data em que a maioria dos participantes estará presente. Alcance as melhores oportunidades, sempre que possível.

#4. Não dê o que você pode vender

É fácil desenvolver uma reputação de desespero. Se você disser sim cada vez que alguém pede que você compartilhe um conselho, você tira o valor de seus conhecimentos.

Seu tempo é valioso. Toda vez que você fica longe de seu negócio tem o custo da oportunidade. Não crie o hábito de distribuir conselhos ou outras informações grátis, é o seu valor como um empreendedor.

Não doe o que você pode vender. É o seu tempo como empreendedor que está em jogo.

Não doe o que você pode vender. É o seu tempo como empreendedor que está em jogo.

#5. Pratique a educação

Quando você diz não para as coisas que não vai ajudar a fazer seu negócio crescer, ou que vai lhe brindar com futuros relacionamentos, você diz sim a si mesmo.

Você torna-se a prioridade e permanece fiel ao sentido do seu negócio. Se você não está completamente pronto para dizer não em seus relacionamentos profissionais, pratique com seus amigos e conhecidos sempre que possível.

#6. Escolha os clientes de forma seletiva

Se você já teve um cliente difícil ou um cliente que reclamava constantemente, você sabe como pode ser uma dor de cabeça. Isso toma tempo, energia e recursos.

Clientes particularmente difíceis podem ser um pesadelo emocional e te empurrar para fora de seu limite.

Procure por bandeiras vermelhas quando atender clientes potenciais. Se você sentir que haverá conflitos de personalidade ou o alvo do projeto pode crescer além do pedido inicial, não tenha medo de dizer não ou recomendar alguém.

#7. Dizer “não” fará de você um melhor empreendedor

Isso requer algum bom senso ao recusar oportunidades.

Especialmente no início, uma série de novos empreendedores temem que nunca vão conseguir outro cliente ou fechar outro negócio.

Mas não tenha medo de deixar uma oportunidade passar se não se sente bem. Se você manter uma perspectiva positiva, você vai descobrir que outra virá e que vai tomar esse lugar no devido tempo.

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Este artigo foi adaptado do original, “Why ‘No’is the Most Important Word You’ll Ever Say”, da Entrepreneur.

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