A nostalgia é uma importante arma de vendas. Mas, será que isso faz bem ou não?
Não é nenhum segredo que tocar em memórias da juventude das pessoas pode ser uma ferramenta útil para vender coisas.
Anunciantes têm trabalhado para amarrar os seus produtos para lembranças de dias mais simples, seja através de imagens que evocam valores ou retrocessos para a moda retrô.
Muitas vezes essa abordagem está sob ataque, com críticos que afirmam que esse é um esforço cínico para manipular as memórias mais preciosas dos consumidores para vender mais.
No entanto, uma pesquisa recente revelou a razão do poder da nostalgia sobre nós. Como se vê, despertar o sentimento de saudosismo nas pessoas é uma das maiores coisas que se pode fazer por elas.
Em uma série de experimentos, os pesquisadores pediram a um grupo de pessoas para descreverem como se sentiram ao contemplar suas próprias mortes.
Pensando sobre o sofrimento que essa questão poderiam causar em muitas pessoas, mas o que os psicólogos por trás do experimento encontraram foi bastante surpreendente.
Quando avaliaram o resultado do experimento, os participaram que relataram estar menos propensas à nostalgia, eram mais propensas a ter emoções negativas.
Por outro lado, os participantes que se relatam ser mais propensos ao saudosismo, acham mais fácil lidar com o medo da morte e têm mais autoestima.
Quando evocamos saudosismo em nossos anúncios, imagens ou conteúdo online, não é simplesmente sobre fazer as pessoas pensarem que se lembrem disso.
A nostalgia, em sua essência, é um profundo anseio pela conexão com algo maior que nós mesmos.
As pessoas que são capazes de se ver no contexto de seu passado, suas raízes e sua cultura tem um banco de memórias positivas para retirar, o que lhes permite se sentirem ligados aos outros e combater o desespero existencial.
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Este artigo foi adaptado do original, “The Shocking Truth About Using Nostalgia to Market Your Business”, da Inc.