As pessoas com quem nos associamos influenciam diretamente no nosso comportamento
Uma das coisas mais importantes que podemos controlar são as nossas associações: nossas escolhas de quais tipos de pessoas permitimos em nosso mundo, com quem vamos investir nosso tempo, e que vamos compartilhar ideias, informação e educação.
As pessoas ao nosso redor raramente têm efeito neutro. Elas querem facilitar nossa realização, minar ou sabotar nossas crenças e filosofias.
A primeira tática da associação útil é a eliminação de pessoas tóxicas e que nos sabotam.
Não é algo fácil de encarar o fato de um amigo, membro da família, empregado ou fornecedor, interferem ou desaprovam nossas crenças e realizações.
É importante encarar esses fatos e agir sobre eles, porque quanto mais tempo você passar com as pessoas que são inúteis, desprovidas de fundamentos, desrespeitosas, invejosas, rancorosas, ou totalmente prejudicial a você, menos valor tem o seu tempo.
Essas pessoas não apenas prejudicam os minutos em que passam junto com você. Elas também podem prejudicar e bloquear todos os pensamentos, afirmações e atos de outras pessoas.
Parafraseando um provérbio chinês, se você deitar-se com cães sem raça definida, mesmo para um cochilo, você acorda com pulgas que te acompanham onde quer que você vá.
Ideias, crenças opiniões e hábitos funcionam da mesma maneira. Mesmo se você estiver se associando apenas ocasionalmente ou brevemente com alguém que é intelectual ou emocionalmente tóxico, ou alguém irresponsável ou incompetente é tempo suficiente para você contrair pulgas.
E, se a criatividade ou pensamento, ou desempenho construtivo de seu trabalho é diminuído, você está perdendo o valor do seu tempo.
As pessoas que são prejudiciais não fazem isso necessariamente com má intenção. Todas elas podem ser pessoas boas, mas isso não significa que sejam boas para você.
Um delicioso bolo de chocolate não faz bem a um diabético. Na verdade, é um veneno.
Associar-se a alguém que está sempre empurrando um bolo para você, dizendo que basta comer um pequeno pedaço e está tudo bem, é totalmente suicida.
Há muitas maneiras de uma pessoa ser tóxica e venenosa. Para algumas pessoas as brigas entre funcionários é totalmente tóxica para a empresa, por exemplo.
Tem também, as famosas pessoas “nós já tentamos isso antes”. Se fosse por essas pessoas, nós não teríamos eletricidade porque Edison teria se limitado apenas a 1 tentativa.
Há também a crítica construtiva, sempre fazendo você se sentir inadequado ou indigno, sob o pretexto de ser um aliado com advertências se preocupando com você.
Por outro lado, a associação com pessoas construtivas, criativas, inspiradoras e encorajadoras pode fazer muito para reforçar a sua performance, tornando o seu tempo mais valioso.
Cada minuto do seu tempo é feito mais ou menos valioso devido a condição da sua mente, e ele está constantemente sendo condicionado pelas suas associações.
O empreendedor é particularmente suscetível a ganhar ou perder o poder da associação, porque tem tantas responsabilidades diversas e muitas vezes opera sob pressão, coação e urgência.
Jogar este jogo em um estado mental comprometido, enfraquecido ou ferido por ideias pobres e atitudes semeadas na mente por conta de associações é extremamente difícil.
Simplificando, você quer restringir e reduzir deliberadamente a quantidade de tempo que te deixa vulnerável ao pensamento ou às associações aleatórias, e reduzir drasticamente a quantidade de tempo dado a pessoas que não terão nenhuma contribuição positiva, além de poder fazer mal às nossas atitudes.
Isso significa que você só pode passar tempo com pessoas que estão em completa sintonia com você?
Não. Na verdade, se isolar apenas com pessoas que pensam como você pode ser perigoso.
É preciso aumentar deliberadamente a quantidade de tempo dirigido às escolhas associativas que fazemos, buscando amizades e relacionamentos construtivos. Você quer se associar com empreendedores e vencedores.
Esta é uma força inspiradora que se traduz em picos de desempenho e torna o seu tempo muito mais valioso.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Stop Spending Time With Toxic People”, da Entrepreneur.