Quer fazer as mídias sociais realmente funcionarem? Aqui estão alguns exemplos a considerar
Grandes marcas sabem como usar as mídias sociais para envolver seus seguidores – e isso não é porque eles têm milhares de seguidores. Antes de implementarem suas campanhas, as marcas levam em conta o que seus usuários gostam, comentam e compartilham.
Como elas fazem isso? Incentivos desempenham um grande papel, seja o prêmio pequeno, como um cartão de aniversário, ou um grande prêmio, como uma viagem de férias.
Mas não é só por conta disso que as campanhas funcionam. Aqui estão algumas ideias que podem ajudar você a gerir sua comunidade feito gente grande.
#1. Incentive o conteúdo criado pelos clientes
Pedir para o cliente compartilhar suas histórias é uma maneira das grandes marcas manterem seu público envolvido.
Trocando em miúdos, elas estão pedindo para que seus seguidores compartilhem suas histórias para iniciarem um relacionamento com eles através de suas histórias.
Um exemplo disso é a campanha Dunkin’ Donuts no Twitter. A empresa pediu para seus seguidores compartilharem como Dunkin food and coffee se encaixam em suas vidas em 140 caracteres ou menos.
Em seguida, eles escolheram os finalistas e transformaram suas histórias em vídeos do YouTube.
Eles não só envolveram os clientes em múltiplas plataformas sociais, mas eles estavam pensando sobre a importância do produto em suas vidas, que é um movimento importante em qualquer campanha de marketing.
#2. Promova concursos
Concursos, com incentivos de recompensa, são uma ótima maneira de saber o que os fãs estão falando sobre seus produtos.
Quer se trate de relatar uma história sobre o seu produto, como mencionado acima, ou pedir aos usuários postar vídeos de si mesmos usando seus produtos, existem inúmeras formas de recompensar seus fãs leais.
Mas fazer upload de vídeos ou enviar inscrições não é a única razão pela qual isso funciona bem para o engajamento.
Para participar do concurso, informe aos usuários que eles vão conseguir chances extras se eles compartilharem com seus amigos.
#3. Deixe seus fãs envolvidos
Estimular o engajamento necessariamente não exige muito tempo e investimento e, qualquer um pode fazer.
Comece simplesmente fazendo perguntas triviais – relacionadas com a sua empresa e produtos – e, em seguida, poste a resposta em suas mídias sociais, em posts separados.
Desta forma, você vai ter os seus fãs interagindo em posts separados, ambos respondendo à pergunta e expressando a sua surpresa com a resposta.
#4. Criar um tema
Os fãs gostam de saber o que esperar da sua empresa.
Como tal, crie calendários editoriais em torno de um determinado tema.
Por exemplo, a cada semana pode ter um tema sobre um produto ou serviço diferente, que você tem a oferecer. Misture as coisas que você postar – de fotos e links e posts de blogs – mas certifique-se que eles se encaixam no seu tema semanal.
Alternativamente, os próprios dias podem ter diferentes temas, contanto que eles possuam uma hashtag consistente, como #WineWednesday.
Desta forma, os fãs vão esperar esse tipo de conteúdo naquele dia em particular. Isso pode até mesmo incentivá-los a verificar a sua página no mesmo dia.
#5. Promova suas plataformas sociais
Você tem mais seguidores em um site de mídia social do que em outro?
Tenha mais pessoas interessadas em seus outros perfis sociais ao promover as campanhas que são executadas. Por exemplo, a Safer Brand está promovendo um concurso chamado Pinterest Garden Design by Number.
Enquanto os concorrentes submetem as suas inscrições na Pinterest, a empresa promove no Facebook, incentivando assim os seus fãs no Facebook acompanharem a empresa na Pinterest também.
Teste ostensivamente
Você não precisa fazer todos os itens acima de uma vez. Mas precisa saber qual é a chave para fazer o trabalho de mídia social bem feito.
Comece com uma coisa, veja como ela se sai, em seguida, reavalie e tente algo novo. Siga este processo e, você estará no caminho para fazer as mídias sociais funcionarem para você.
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Este artigo foi adaptado do original, “How to Keep Audiences Engaged Like the Big Brands”, do Creative Guerrilla Marketing.