A Stone e a Rede Mulher Empreendedora, primeira e maior plataforma de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil, uniram-se para a realização do Plantão de Mentoria RME, programa gratuito de apoio para quem já tem um negócio e quer alavancá-lo em 2022 ou mesmo para quem deseja iniciar um e precisa encarar todos os desafios de empreender.
Como principal parceira do empreendedor brasileiro, a Stone se une à RME, reforçando assim ainda mais os valores da companhia, que acredita na educação como base para a formação de futuros empreendedores para a construção de um Brasil melhor. A mentoria é também considerada um dos caminhos essenciais para a abertura e o crescimento de qualquer negócio hoje em dia.
Até abril, os interessados que se cadastrarem serão mentorados por especialistas voluntários da Stone e da RME em temas que vão de gestão ao relacionamento com o cliente, vendas e marketing. Cada encontro terá, aproximadamente, uma hora, e o próximo plantão será sobre Marketing, dia 24/02, às 16h.
As mentorias em grupo são sessões coletivas, com público ilimitado, ao vivo e realizadas online. Não há processos seletivos nem restrição de gênero para participar e todos os interessados poderão se inscrever por este link: https://www.sympla.com.br/evento-online/rme-e-stone-plantoes-de-mentoria/1430930
Em média, o Plantão de Mentoria RME tem atraído cerca de 250 inscritos por mês. Em sua grande maioria, são mulheres de 30 a 50 anos, proprietárias e líderes de negócios tradicionais, não somente startups, e que normalmente não possuem formação acadêmica com cursos de graduação ou pós-graduação.
A RME foi criada em 2010 pela empreendedora social Ana Fontes com o propósito de apoiar as mulheres na busca por autonomia econômica e geração de renda, por meio de capacitações, conteúdo qualificado, conexões, mentorias, acesso a mercado, marketplace, programas de aceleração e acesso a capital. Hoje, conta com 1 milhão de participantes conectadas e já impactou a vida de mais de 9 milhões de mulheres.
Empreendedorismo feminino
Segundo dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, principal pesquisa sobre empreendedorismo do mundo, feita com apoio do SEBRAE, o Brasil possui a sétima maior participação feminina entre os empreendedores iniciais. Dos 52 milhões de empreendedores no país, 30 milhões (48%) são mulheres. A preferência delas é pelos segmentos de beleza, moda e alimentação. Elas também são a maioria nos setores de comércio (52,95%), indústria (65,20%) e serviços (55%). A pesquisa é realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).
Pela primeira vez, o relatório da GEM também identificou que ter uma empresa é o segundo maior sonho do brasileiro.
Desafios das empreendedoras
A sexta edição da Pesquisa anual elaborada pelo Instituto e Rede Mulher Empreendedora, indica que 79% das empreendedoras acreditam que os cuidados com a casa e a família atrapalham mais as mulheres do que os homens que buscam empreender. “Muitas mulheres ainda não têm apoio e reconhecimento de que seus negócios, ainda que pequenos, fazem parte de um ecossistema potente e que gera muita riqueza”, comenta Ana Fontes, fundadora da RME.
Quanto mais incentivo e apoio, mais essas empreendedoras conseguem planejar e se estruturar, estudando e compartilhando suas experiências, ressalta Ana. O estudo revelou que 67% das mulheres ouvidas planejam realizar algum curso de formação para empreendedoras.
Programação Plantão de Mentoria RME
Marketing
24/02 – 16h
Por quais redes sociais consigo atingir os meus clientes?
Vendas
31/03 – 16h
Como e onde meu negócio pode vender mais?
Relacionamento com o Cliente
28/04 – 16h
Como conversar melhor com meu cliente?
Inscrições abertas em: RME