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Que as mídias sociais revolucionaram a forma de comunicação entre marcas e público ninguém pode negar. Mas qual o futuro dessa nova maneira de nos relacionarmos? Para refletir um pouco sobre o assunto, Abel Reis (AgenciaClickIsobar), Edney Souza (BlogContent), Martha Gabriel (ESPM), Gustavo Fortes (Espalhe) e Roberto Grosman (FBiz) participaram de um papo futurista sem procurar fugir da nossa realidade.
Mais uma vez, temas como colaboração e geolocalização foram abordadas como as grandes tendências que devem continuar em destaque. “Colaboração sempre existiu. O que mudou foi a forma como as pessoas compartilham, contribuem e colaboram com uma causa hoje em dia”, disse Martha. Mas além disso, um dos principais pontos discutidos foi como as mídias sociais podem exercer papéis tão contrastantes, seja na hora de trazer seus benefícios ou algo que possa ser usado contra o próprio usuário. “A tecnologia funciona nas duas vias. Na China, por exemplo, algumas informações pessoais disponíveis na web são suficientes para levar alguém para a cadeia. Os serviços de geolocalização são um bom exemplo, podem tanto premiar o consumidor que está seguindo uma marca, como alertar bandidos a exata localização de uma pessoa”, explicou Abel Reis, trazendo como exemplo o PleaseRobMe. Porém, foi lembrado que antes que as pessoas deixem de utilizar esses serviços e deixe de aproveitar o que elas têm a oferecer, é possível equilibrar as questões de privacidade através de educação e bom senso. Está dado o recado.