É possível tornar as atualizações do Facebook personalizadas e aumentar o alcance e taxas de cliques. Veja como
Hoje eu quero compartilhar uma dica de Facebook que eu tenho certeza que muitos leitores já conhecem, mas o que eu tenho certeza que alguns ainda não ouviram falar.
Toda vez que eu compartilho essa dica, alguém comenta “uau, eu nunca imaginaria“. O Facebook permite que você personalize suas atualizações de status ao compartilhar links em sua página do Facebook.
Então aqui está o que acontece quando você adiciona um link para a atualização de status em sua página do Facebook antes de postar.
Você pode ver que o Facebook encontra uma imagem que acredita que você deveria usar, coloca o título da página e coloca o título embaixo da imagem e dá os primeiros pares de linhas para colocar uma descrição do post.
Claro que você pode mudar a imagem ao clicar nas pequenas setas no canto superior esquerdo da imagem que mostra outras opções do Facebook, ou ainda usar o ‘upload da imagem’ para adicionar uma imagem completamente nova ao post.
A maioria das pessoas sabe como alterar as imagens, mas algumas não sabem que também podem alterar o título e a descrição do post. É simplesmente clicar no título ou na área de descrição.
Veja o que acontece quando você clica no título logo abaixo da imagem:
Clique no título e você terá um campo editável que permite alterar o título. Para melhorar o link, você ainda pode apagar o nome do site e permitir que apenas o título do post apareça.
Às vezes, porém, podemos tentar um título diferente que que pode ser mais compartilhável no Facebook, ou também encurtar títulos mais longos para que eles não passem de 2 linhas.
O mesmo pode ser feito com a área da descrição com o título. Clique em qualquer lugar nas palavras e um campo editável abre assim:
Mais uma vez – você pode colocar o que quiser aqui. Isso é particularmente útil quando a sua primeira linha é útil para o post, mas não é realmente a mais descritiva do post ou quando você quer usar a descrição para aumentar a curiosidade de seus seguidores do Facebook.
Muitas páginas já usam esses recursos, mas muitas páginas acabam esquecendo a sua utilidade. Então pode ser uma boa dica compartilhar essa utilidade que vai permitir o aumento do alcance de suas postagens no Facebook.
___
Este artigo foi adaptado do original, “2 Simple Ways to Customize Your Facebook Updates“, do Problogger.