No mundo empreendedor existe o famoso mito momento “Eureka!”. Esse é o momento em que o empreendedor tem uma ideia genial e de uma hora pra outra constrói sua empresa, assim como um maravilhoso ser mitológico que emerge majestosamente do oceano, reluzente, poderoso e o mais importante, inexistente na vida real.
Na realidade, os momentos “Eureka!” existem sim. A própria Empreendemia surgiu a partir de um momento “Eureka!”. A grande questão é: da concepção da ideia inicial até ter uma empresa lucrativa e auto-sustentável, o empreendedor precisa comer muito feijão com arroz.
O que importa é colocar a mão na massa, literalmente
Um produto/serviço é um somatório de ideias
Como explicado no artigo A origem das boas ideias, a inovação acontece quando uma série de ideais e palpites se acumulam e formam um produto ou serviço que pode ser utilizado por alguém.
A iniciativa de ter uma ideia é fundamental, mas você é recompensado pelo que faz até o fim, não pelo que você começa. A ideia é só o começo.
A história valoriza quem tira ideias do papel
Segundo um estudo de um pesquisador que não me lembro o nome, em média 12 pessoas no mundo tem ideias similares sobre um produto ou serviço. O que diferencia a vencedora das outras 11 é a capacidade de colocar essa ideia em prática.
Um exemplo sensacional é o telefone. Innocenzo Manzetti criou o primeiro telefone funcional e Elisha Gray foi o primeiro a patentear o invento. Porém, quem ganhou fama, dinheiro e o nome escrito na história foi Alexander Graham Bell, que decidiu gastar seu tempo distribuindo o produto por aí ao invés de ficar meramente falando que tinha uma ideia genial.
Tirar uma ideia do papel não é tão fácil assim
Quando temos uma ideia considerada genial, é normal pensar algo como “Tive uma ideia genial! Trilhões de pessoas vão bater na minha porta querendo esse produto! Semana que vem estarei na capa de todos os jornais e revistas!”.
Depois, começamos a ler sobre empreendedores mais experientes e todos falam “Vai com calma meu querido, não é tão fácil assim. Leva tempo até o produto ficar pronto e o mercado adotar sua inovação”.
A primeira reação ao ler algo do tipo é “Ah, eu sei que ele fala isso, mas minha ideia é tão genial que vai ser diferente!”. Depois de um tempo você acaba vendo que realmente, não era tão fácil assim. Nunca é, vai por mim.
Conclusão: Ideias razoáveis bem executadas valem mais do que ideias geniais no papel
É comum o empreendedor iniciante achar que uma ideia muda o mundo. Porém, é essecial saber que para uma ideia mudar o mundo, ela precisa de uma equipe para transformá-la em produto, capital para financiar seu desenvolvimento, uma rede de contatos para colocá-la no mercado e muito trabalho. Muito mesmo.
Um exemplo muito bacana de valorização da execução de uma ideia é o Eco-Challenge 2011, desafio patrocinado pela PepsiCo. Além do pré-requisito da participação ser um estudo de mercado feito através de pesquisa com clientes reais, o prêmio envolve tanto um aporte financeiro na ideia, feito pela própria PepsiCo, quanto visibilidade e mentoria de empresários experientes no mercado.
Se você tem uma ideia relacionada a sustentabilidade e meio ambiente, participe do Eco-Challenge 2011 e tenha a chance de tirá-la do papel. Para mais informações, confira o regulamento aqui.
Abraços,
Millor Machado (com a mão na massa, no sentido figurado)
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Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela Pepsi. O que significa que recomendamos seu desafio como um exemplo, mas não há interferência no conteúdo do artigo. Confira nossa forma de trabalhar com posts patrocinados no artigo Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.
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Veja também:
- Como gerar ideias inovadoras
- A origem das boas ideias
- O principal motivo para não copiar ideias dos outros