Você já viu como vai ser a nova timeline do Feice, que a mudança em si não é tão importante assim e que seria muito legal se as marcas também pudessem usar o novo visual. Mas no que as novas mudanças a nova fase da Grande Rede de Relacionamento impacta no dia-a-dia de quem trabalha com marcas na plataforma?
A resposta curta é: nada, já que você já devia seguir as coisas que eu vou bostejar aqui desde sempre. A resposta longa? Senta que lá vem história.
Uma coisa que o Markão repetiu várias vezes durante seu keynote (altamente inspirado na Escola Jobs de Apresentação Foderástica™, mas ainda longe do nível do mestre) é que as mudanças do Novo Feice vão permitir ainda mais que as pessoas se expressem, digam quem são. Ele chegou até usar a frase (não literalmente já que estou lembrando de cabeça) “agora todo mundo já adicionou todos seus amigos”, indicando um pico no crescimento da rede (pelo menos nos EUA). Agora é a hora de você dizer quem você é e vai se dar bem a marca que ajudar o usuário a fazer isso.
Uma das melhores zoadas que apareceu no Twitter no dia do keynote é que se antes você ficava escolhendo músicas e vídeos para colocar no Facebook e mostrar como você é interessante agora a coisa ia mudar, já que os novos aplicativos vão informar o tempo todo o que você está fazendo. Porque essa maneira de ver e ser visto é peça chave do uso diário do Feice pelas pessoas. (além das fazendinhas e casinhas virtuais, claro)
Por isso mais que nunca você tem que entender que você não está no Facebook para resolver o problema da sua marca. Você está ali para resolver o problema das pessoas e, no processo, resolver o problema da sua marca. (botei em negrito para o pessoal que não gosta de ler texto completo) E, no fundo, o grande objetivo das pessoas ao fazer coisas no Facebook é “ficar bem na fita” com os amigos, mostrando como faz coisas legais e como está sempre por dentro das novidades e piadas. Exatamente como se comportam em um ambiente social como um bar ou uma festa. É como eu falei lá na resposta curta: isso não é novidade nenhuma, você já deveria estar explorando isso, mas agora a coisa está sendo embicada ainda mais nessa direção.
Pela pinta do discurso das novidades o botão de compartilhar vai lentamente morrer nos aplicativos, sendo jogado cada vez mais para a barrinha lateral de notificações frenéticas. Então o gatilho de “curta nossa página e concorra” e do “compartilhe nossa página e ganhe” vai perder força por força do algoritmo. Vai ganhar a briga por atenção no Feice quem ajudar o usuário a dizer quem é. Mesmo que não seja verdade.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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