Este artigo foi escrito por Alexandre Borin, empreendedor à frente da Prestus.
Tempo é dinheiro. Esta é uma expressão que, apesar de não ser nova, assume cada vez mais uma importância inquestionável nos dias de hoje. Aliás, mais do que dinheiro, tempo é qualidade de vida.
As obrigações e tarefas do dia-a-dia ocupam a maior parte do nosso tempo, e não é raro cairmos naquele desabafo quase desesperado: “Como seria bom se o dia tivesse 48 horas…”.
Existem literalmente dezenas de técnicas, artigos, livros, palestras e até consultores cujo objetivo é única e exclusivamente oferecer soluções para fazer o seu tempo render mais. Mas, quem tem tempo para ver tudo isso?
Na prática, são pequenas atitudes que fazem a diferença, e por isso resolvemos compartilhar cinco dessas atitudes que podem transformar sua vida pessoal e profissional.
1 – Terceirize parte de seus problemas: da mesma forma como você contrata uma faxineira para a lida da casa, ou um motoboy para entregas, avalie quais as tarefas que podem ser terceirizadas para aqueles que colaboram com você, analisando em termos de custo/beneficio. Afinal, quanto custa uma hora do seu tempo?
2 – Mantenha o foco: nem tudo o que precisa ser feito para você tem de ser feito POR você. Concentre-se naquilo que lhe dá mais prazer e satisfação, e, claro, que lhe traz os melhores resultados, em termos de investimento do seu tempo.
3 – Comece pelo mais difícil: inicie o seu dia resolvendo as tarefas mais complexas. É de manhã que estamos com máxima energia e plena capacidade realizadora, por isso procure direcionar o seu tempo de forma a resolver situações que exijam mais da sua concentração.
4 – Evite distrações: interrupções constantes, seja para atender telefonemas, verificar os seus e-mails ou navegar sem propósito na internet, prejudicam bastante a sua Produtividade. Crie rotinas e horários específicos para essas tarefas.
5 – Contrate ajuda: utilizar um Assistente Pessoal ou Assistente Virtual ao longo de um mês pode custar mais barato do que duas horas do seu trabalho. A tecnologia de hoje permite uma comunicação constante (24 horas) e a muitas das tarefas podem até mesmo ser executadas à noite, enquanto você descansa.
Alexandre Borin Cardoso
CEO da Prestus®
–
Falando sobre gestão de tempo, uma boa sugestão é o artigo As 3 diferenças entre a pessoa produtiva e a pessoa ocupada.
A Prestus (empresa do Alexandre) entrega soluções de assistente virtual. Para ver mais, clique aqui.
————————————————————
Veja também:
- 3 formas interessantes de aproveitar o tempo livre no trabalho
- 6 dicas para não se transformar em um Workaholic
- O tempo do empreendedor vs. o tempo do funcionário