X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Para começar o ano de cabeça erguida


Shutterstock

O final do ano chega cheio de notícias desanimadoras. A crise econômica mundial segue firme e forte, agora vitimando a velha e boa Europa. Nos Estados Unidos, jovens com cédulas sobre os olhos protestam contra a ganância de Wall Street. No Brasil, a indústria apresenta sinais de desaceleração e especialistas pedem cautela. Como manter o otimismo diante desse cenário? O colunista Luke Johnson, do Financial Times, dá dez dicas para recuperar a confiança e fazer com que os negócios sigam em alto astral, apesar do nevoeiro.

1. Estude história. Não é a primeira vez que o mundo atravessa uma crise econômica. Fases de recessão são cíclicas na história da humanidade. Mas, em última instância, as condições materiais da sociedade tendem a melhorar, especialmente por conta de avanços tecnológicos.

2. Filtre os noticiários. Não dá para fechar os olhos e ignorar o que rola na internet ou no jornal da TV. Mas é saudável adotar uma postura cética em relação aos noticiários. O velho clichê continua sendo verdadeiro: más notícias vendem mais que boas notícias. Leia com parcimônia, e não acredite em tudo que lê.

3. Passe mais tempo com pessoas jovens. Com o passar dos anos, até o mais ousado empreendedor tende a perder o espírito de aventura e a capacidade de se encantar com o novo. Cerque-se de pessoas que ainda preservam essas qualidades. Seu humor agradece.

4. Mantenha a cabeça fria. A maioria das previsões apocalípticas feitas pelos jornalistas da área econômica tendem a não se realizar. Imaginar tragédias faz parte da natureza humana: isso nos ajuda a nos prevenir contra ameaças verdadeiras. Não quer dizer que elas vão se tornar realidade.

5. Evite os pessimistas. Você sabe quem são. Eles reclamam o tempo todo – da economia, da presidente, do chefe, do mau tempo, do técnico do time… Prefira a companhia de pessoas com ideias e pensamentos construtivos.

6. Admita os erros e siga em frente. Se você decidiu ser empreendedor, um dia, com certeza, tomará uma decisão errada. Ou várias. Não perca seu tempo com longos arrependimentos. Analise o erro, tome providências para não repeti-lo e comece tudo de novo.

7. Mantenha-se ocupado. Pessoas ativas não têm tempo de ficar se preocupando com a conjuntura global. Há muitas oportunidades por aí: o importante é ficar de olhos abertos e aproveitar as melhores chances.

8. Cuide do corpo. Endorfinas são uma cura milagrosa contra qualquer tipo de desânimo ou preguiça. Nade, corra, ande de bicicleta, pule de paraquedas – vale tudo, desde que o corpo esteja em movimento.

9. Concentre-se nas pequenas vitórias. Nem sempre é possível fechar um grande negócio ou entrar em um novo mercado. Mas dá para saborear pequenas vitórias, como a melhora do desempenho de um funcionário ou o e-mail de um cliente satisfeito. Se você se concentrar nos sucessos, vai ficar bem mais fácil enfrentar os fracassos.

10. Esqueça o euro. Ficar se preocupando com a macroeconomia nem sempre é produtivo. Já que não dá mesmo para você controlar o que acontece na Itália ou na Grécia, concentre-se no seu mercado local, nos produtos que oferece, no público-alvo. O mundo fica mais simples desse jeito.

Via RSS de Papo de Empreendedor

Leia em Papo de Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot