Vitória – As paneleiras de Goiabeiras, no Espírito Santo, acabam de ganhar um novo galpão, na Rua das Paneleira, na capital capixaba, para fabricar e comercializar as panelas de barro, um dos maiores ícones da identidade cultural capixaba. Durante a inauguração, que acontece nesta quinta-feira (24), elas vão comemorar também a conquista do selo de Indicação Geográfica (IG).
O novo galpão, além de abrigar espaço para a confecção e venda dos produtos, tem lanchonete e ponto de informação turística. A inauguração será comemorada com a apresentação da Banda de Congo das Paneleiras e do grupo Samba Choro. A entrada é gratuita.
A chancela, concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), garante a procedência dos produtos identificados. A IG agrega valor ao produto ou serviço com o reconhecimento de que possui um diferencial do seu local de origem. Uma vez reconhecida, a Indicação Geográfica só poderá ser utilizada pelos membros daquela localidade que produzem ou prestam o serviço de maneira homogênea. O registro será entregue às artesãs pelo superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira, e pelo Diretor Técnico, Benildo Denadai.
A IG concedida às artesãs é a primeira IG do Espírito Santo e a segunda brasileira para o artesanato. Com o selo, o ofício das paneleiras também será reconhecido como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).
A associação das paneleiras contou com o suporte do Sebrae neste processo. A instituição orienta na elaboração da documentação e solicitação do registro no INPI. O gesto do projeto Indicação Geográfica do Sebrae no Espírito Santo, Nelsimar Bastos, diz que “a IG é um excelente reconhecimento da força da cultura capixaba”. Segundo ele, o selo obtido pelas paneleiras vai contribuir para a geração de emprego e renda, o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado e a garantia da tradição.
Com o registro das panelas de Goiabeiras, sobe para onze o número de produtos brasileiros com procedência certificada através da IG. O café do Cerrado Mineiro, o couro do Vale dos Sinos (RS) e a cachaça de Paraty (RJ) são exemplos de produtos que já têm o selo. O documento protege os produtos de falsificações, garante sua procedência vinculada ao território onde são produzidos e aumenta a competitividade da região.
Serviço
Inauguração do Galpão das Paneleiras de Goiabeiras
Data: 24 de novembro
Local: Rua das Paneleiras, 55, Goiabeiras
Horário: 19h
Entrada gratuita
Sebrae em Sergipe – (79) 2106.7758
www.se.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias