X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Panelas de barro recebem selo de Indicação Geográfica


 Vitória – As paneleiras de Goiabeiras, no Espírito Santo, acabam de ganhar um novo galpão, na Rua das Paneleira, na capital capixaba, para fabricar e comercializar as panelas de barro, um dos maiores ícones da identidade cultural capixaba. Durante a inauguração, que acontece nesta quinta-feira (24), elas vão comemorar também a conquista do selo de Indicação Geográfica (IG).

O novo galpão, além de abrigar espaço para a confecção e venda dos produtos, tem  lanchonete e ponto de informação turística. A inauguração será comemorada com a apresentação da Banda de Congo das Paneleiras e do grupo Samba Choro. A entrada é gratuita.

A chancela, concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), garante a procedência dos produtos identificados. A IG agrega valor ao produto ou serviço com o reconhecimento de que possui um diferencial do seu local de origem. Uma vez reconhecida, a Indicação Geográfica só poderá ser utilizada pelos membros daquela localidade que produzem ou prestam o serviço de maneira homogênea. O registro será entregue às artesãs pelo superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira, e pelo Diretor Técnico, Benildo Denadai.

A IG concedida às artesãs é a primeira IG do Espírito Santo e a segunda brasileira para o artesanato. Com o selo, o ofício das paneleiras também será reconhecido como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).

A associação das paneleiras contou com o suporte do Sebrae neste processo. A instituição orienta na elaboração da documentação e solicitação do registro no INPI. O gesto do projeto Indicação Geográfica do Sebrae no Espírito Santo, Nelsimar Bastos, diz que “a IG é um excelente reconhecimento da força da cultura capixaba”. Segundo ele, o selo obtido pelas paneleiras vai contribuir para a geração de emprego e renda, o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado e a garantia da tradição.

Com o registro das panelas de Goiabeiras, sobe para onze o número de produtos brasileiros com procedência certificada através da IG. O café do Cerrado Mineiro, o couro do Vale dos Sinos (RS) e a cachaça de Paraty (RJ) são exemplos de produtos que já têm o selo. O documento protege os produtos de falsificações, garante sua procedência vinculada ao território onde são produzidos e aumenta a competitividade da região.

Serviço
Inauguração do Galpão das Paneleiras de Goiabeiras
Data: 24 de novembro
Local: Rua das Paneleiras, 55, Goiabeiras
Horário: 19h
Entrada gratuita

Sebrae em Sergipe – (79) 2106.7758
www.se.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot