Fim de ano e metade do mente se enche de nostalgia e revisitas a tudo que importou, de bom e ruim, nos últimos 12 meses. A outra metade, no entanto, se ocupa de projetar o que vai ocupar a vida no vindouro ciclo.
A JWT, uma das maiores agências globais do mundo, se agilizou e produziu uma apresentação de 10 itens que julga serem tendências bacanas para 2012. Acho a apresentação idealizada aqui e ali, até ingênua em um ponto ou outro, mas inspiradora, acima de tudo. Concordo, aliás, com todos os itens.
Tenho ressalvas em relação ao 6, que trata de mulher-solteirice/independência pessoal e financeira, uma vez que estatísticas recentes mostram o casamento, sem necessariamente envolver igreja ou juiz, como um caminho que se populariza ano a ano. Isso não quer dizer que o conceito de “provedor” está voltando. Aliás, indica o contrário, tal qual a apresentação abaixo dá nota. Mas, enfim, na sociedade moderna ocidental o casamento, em geral, é opcional, e até descartável, há décadas (ou séculos, dependendo do lugar e do credo).
E o 4 é onde creio ter mais positivismo e pouco contato com a realidade de agora: vejo ainda pouquíssimas empresas e marcas, de fato, praticando sustentabilidade e valores humanos tal qual apregoam. Que se cumpra a tendência, portanto, e façamos por onde.
Bueno, bora ver ozislaide.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie