Olá pessoal, continuando a nossa série de Social Media optimization irei falar hoje da 3º regra conhecida como “corresponder aos Links recebidos” que foi alterada recentemente para Recompensar o Engajamento.
Em 2006, a principal coisa que a maioria das empresas estavam preocupadas era em conseguir links de entrada para seus sites. Foi uma época em que o Technorati era o sistema de medida padrão pelo qual todos nós mediamos o desempenho de nosso conteúdo e muitos blogueiros se concentraram mais no seu número de inbound links do que nos seus leitores ou números de tráfego.
Hoje, a moeda real são as “conversações” e o “engajamento”. Enquanto há um milhão de definições para “engajamento” que vão desde comentários e discussão para postagem ou compartilhamento de conteúdo – este é o comportamento que mais importa na web social e é aquele que todos nós devemos focar e recompensar quando necessário.
O engajamento é o grau em que um consumidor interage com a sua marca. O envolvimento entre a marca e os usuários. Isto se baseia em criar fidelidade e motivação para que os usuários defendam e se sintam parte da marca. Ter usuários envolvidos com sua marca é essencial, já que com o passar do tempo se converteram em evangelizadores da marca. E o êxito da sua marca vai depender dos usuários.
Ultimamente o engajamento está muito ligado as técnicas de marketing enfatizando a importância da fidelização de clientes através de uma associação emocional com a marca.
Até agora, a publicidade convencional se dirigia aos consumidores de forma agressiva e unidirecional, o engajamento veio quebrar esta tendência e começar a considerar fatores psicológicos pessoais para conectar emocionalmente o consumidor com a empresa e, assim, obter uma maior produtividade.
O compromisso do marketing on-line é uma combinação de vários elementos:
ENGAJAMENTO = CONTEÚDO + USABILIDADE + PARTICIPAÇÃO + VIRALIDADE
Recompensar o Consumidor
Nós não queremos ser superficiais. As Empresas só se preocupam com o seus clientes antes de fazer a venda, mas isso não parece antiético e nem positivo a curto prazo. Vamos cuidar de nossos consumidores mais do que ninguém e tentar construir a lealdade por meio de recompensas, tais como descontos, prémios, etc.
Converse com seus usuários
É essencial que os usuários não se sintam ignorados. Responda a todas as suas mensagens , o usuário deve ver que você tomou o tempo para preparar uma resposta. A resposta não deve ser um modelo padrão, mas personalizada de acordo com o caso. Você deve estar constantemente à procura de um diálogo, não espere os usuários falarem com você. As perguntas são boas para incentivar o envolvimento, pedir opiniões. O conteúdo que criamos deve ser projetado para permitir conversas.
Tem uma personalidade definida
Seus usuários serão envolvidos com a sua marca, se eles sentirem que estão a falar com uma pessoa, não com uma corporação. Ter uma conversa natural.
Gerar conteúdo de interesse
Seus usuários vão esperar para ler o conteúdo relevante. Você deve ter métricas que lhe permita saber o que o usuário quer, para que possa gerar conteúdo que vai garantir o engajamento. O que diferencia um site bem-sucedido não é aquele que é que interage e sim o que permite a participação dos usuários.
Espero que tenham gostado e até amanhã com a 4º regra!
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