Belo Horizonte – O polo de cervejas artesanais de Juiz de Fora, na zona da Mata do estado, terá um novo aliado para aumentar as vendas. O guia Sabor à Prova, editado pelo Sebrae em Minas Gerais, traz informações sobre as cervejas de sete microcervejarias da região e será distribuído em hotéis, pontos turísticos e restaurantes da cidade. A publicação deve estar pronta ainda em janeiro.
A tradição de Juiz de Fora no mercado de cervejas artesanais começou no século 18. A primeira cervejaria mineira foi fundada na cidade, em 1861. Atualmente, o município possui dez microcervejarias, das quais sete participam do projeto Cervejas Artesanais de Juiz de Fora e Região do Sebrae. Juntas, elas produzem mais de 20 mil litros de por mês.
O analista do Sebrae em Minas Gerais, Marcelo Rother, explica que o guia Sabor à Prova pretende divulgar e consolidar as marcas de cerveja de Juiz de Fora. “Nosso projeto também atua na capacitação de mão de obra, organização da gestão, planejamento dos negócios e regularização das cervejarias no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).”
O cervejólogo e beer somelier Rodrigo Lemos (responsável pela harmonização entre cerveja e gastronomia do guia) esclarece que a regra para uma boa harmonização é combinar sabores intensos e alcoólicos com pratos fortes e vice-versa.
“Cervejas leves e refrescantes, como as Witbiers e Weissbiers, vão bem com saladas, peixes menos gordurosos e frutos do mar. Estilos mais fortes, a exemplo das IPAs, Strong Ales e Barley Wines, acompanham pratos mais pesados e gordurosos como carnes vermelhas e queijos”, ensina. O guia Sabor à Prova reúne 35 harmonizações para 13 tipos de cerveja, como Pilsen, Weiss, Stout e Red Abadia das marcas Alvânia, Arthorius, Profana, Barbante, Artez, Eon, Timboo.
Serviço:
Sebrae em Minas Gerais: (31) 3379-9275/9726
www.mg.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
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