O governo de Nevada, dos EUA, aprovou na última quarta-feira as regulamentações que permitem que carros autônomos possam circular pelas ruas de todo estado sem a presença de um motorista para eventuais situações de emergência. Esta é a primeira lei em todo mundo que legaliza carros que dispensam motoristas.
De acordo com o site Physorg, a regulamentação foi aprovada por uma comissão que incluia seguradoras, fabricantes de automóveis, polícia, autoridades de trânsito e outros. Por ora, os carros que dispensam motoristas estarão limitados a empresas que fazem testes com a tecnologia.
“Aplaudimos Nevada pela construção de uma estrutura cuidadosa para permitir testes seguros e permanentes com esta tecnologia, antecipando as necessidades e os melhores interesses que os cidadãos do estado possam ter um dia”, festejou o Google através de um porta-voz ao site VentureBeat.
Segundo Bruce Breslow, diretor do departamento estadual de veículos automotores, enquanto estiverem em testes os carros autônomos circularão pelo estado exibindo placas vermelhas. Mas assim que estiverem disponíveis comercialmente, os carros autônomos andarão por aí com placas verdes.
Essa não é a primeira vez que Nevada é pioneira na aprovação de leis relacionadas a carros que dirigem sozinhos. Em maio do ano passado aprovaram uma lei para que carros autônomos do Google andassem sozinhos, mas em uma área limitada em horários pré-determinados.
Recentemente a BMW divulgou vídeo mostrando os avanços para produzir um carro autônomo que percorra as autopistas de velocidade elevadíssima da Alemanha. Acompanhe no vídeo abaixo.
Nevada, nos EUA, regulamenta uso de carros que se dirigem sozinhos