Curitiba – São de Araucária e de Londrina as vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios no Paraná. O resultado da premiação foi divulgado na segunda-feira (5). Giane Marisa Borges, presidente da Reciclar – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, de Araucária, venceu na categoria Negócios Coletivos. Juliana Bicalho Sanches, proprietária da Dancing Patinação, empresa de Londrina, foi a vencedora entre os Pequenos Negócios.
As duas representarão o estado na etapa nacional da premiação, que acontece em Brasília, nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. Além de prêmios e troféus, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios concede às primeiras colocadas, entre todas as finalistas do Brasil em cada categoria, uma viagem a um centro de empreendedorismo internacional.
Para o diretor de Operações do Sebrae no Paraná, Julio Cezar Agostini, as histórias inscritas no prêmio vão inspirar outras mulheres a empreender. Agostini parabenizou todas as 20 mulheres que chegaram à etapa final. “Para serem finalistas, vocês passaram por uma avaliação criteriosa. Vocês têm espírito empreendedor e contribuem, efetivamente, para o desenvolvimento econômico e social do estado. Que essa noite seja memorável para todas vocês”, disse.
Em Araucária, Giane Marisa Borges elevou para outra categoria materiais que sempre considerou como lixo. Obrigada a buscar uma nova fonte de renda após a morte do marido, ela encontrou na atividade de catadora o sustento para a família. Hoje, ela preside a Reciclar, associação responsável pela separação, enfardamento e comercialização de materiais recicláveis provenientes de coleta seletiva do município. A atividade é realizada por meio de um termo de parceria entre a associação e a Prefeitura de Araucária. Toda a renda obtida com o trabalho é repartida entre os associados.
“Com o Prêmio, tivemos a oportunidade de contar nossa história. Tenho muito orgulho de ser presidente da associação. É de onde vem não só o meu sustento, mas o de 38 famílias. Hoje, eu sou vista como uma liderança e gostaria muito que a associação crescesse. A nossa conquista é de todos”, disse Giane Borges.
Proprietária da Dancing Patinação, Juliana Bicalho Sanches se apaixonou pela patinação aos sete anos, ao ganhar o primeiro par de patins do pai. Na carreira de atleta, conquistou os campeonatos brasileiro e panamericano. Após o casamento, Juliana foi morar em Londrina, no norte do Paraná. Na cidade, ela montou a primeira escola de patinação artística, em 1989. A iniciativa era diferente e inovadora na época. A empresária viajou para os Estados Unidos e Europa para se aperfeiçoar na arte da patinação. Hoje, a Dancing Patinação chega a ter picos de 350 alunos matriculados.
A disputa
A premiação é uma iniciativa do Sebrae, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A premiação já recebeu cerca de 14 mil candidaturas, desde a sua primeira edição, em 2004.
Informações para a imprensa:
Giselle Ritzmann Loures – (41) 3330-5846 / (41) 9629-0002
Agência Sebrae de Notícias no Paraná (http://asn.sebraepr.com.br)
[email protected]
Coordenação: Leandro Donatti – Registro Profissional 2874/11/57-PR
Telefone: (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias