São Paulo – Ao lançar o Programa Crescer: Microcrédito Gerando Oportunidades, em Osasco (SP), a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, defendeu a ampliação de parcerias nos programas de inclusão produtiva do governo federal. Iniciativas como a do município paulista, disse a ministra, são um exemplo para todo o Brasil. O programa implantado na cidade envolve o Sebrae, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e outras secretarias municipais.
No evento, realizado nesta sexta-feira (30), a ministra disse que “mais uma vez, Osasco se diferencia porque resolveu não participar do programa apenas com uma instituição financeira. Juntou todos os atores e construiu aqui uma experiência que ajudará a multiplicar as ações de microcrédito, promovendo uma competição produtiva entre os bancos e garantindo oportunidades para toda a população”.
Destinado principalmente a proprietários de micro e pequenas empresas (MPE) e empreendedores individuais (EI), o Crescer facilita o acesso ao microcrédito, incentiva a formalização e gera renda no município. Por meio da iniciativa, criada em 2011 pelo governo federal, é possível obter crédito a taxas de juros mais baixas e com menos burocracia. O valor das operações pode chegar a R$ 15 mil e deve ser usado para financiar atividades produtivas. A taxa de juros é de 0,64% ao mês e o prazo de pagamento é negociado entre as instituições financeiras e o empresário ou EI. Banco do Nordeste e Banco da Amazônia também participam do programa.
Um convênio entre o Sebrae em São Paulo e a Prefeitura de Osasco deverá ser assinado em breve para levar orientações sobre gestão empresarial às MPE e aos EI. A ministra elogiou a atuação do Sebrae, “que tem sido um parceiro na construção de uma agenda de contribuição para o Plano Brasil Sem Miséria, inclusive com participação no Programa Crescer”.
O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, também elogiou o Crescer. “Um princípio geral desse programa é ir atrás daquele que precisa. Seja com crédito ou, como é o caso do Sebrae, com capacitação, para ajudar o empresário a crescer e ter sustentabilidade no seu negócio. Isso faz diferença, já que o empreendedor não tem tempo para procurar bancos”, afirmou. Ainda segundo Barretto, o Sebrae capacitará os 120 mil EI beneficiários do Bolsa Família. “Levaremos assistência técnica e ajudaremos no acesso ao crédito, para que o Brasil possa ter mais empreendedores individuais bem-sucedidos”, completou.
Desafio
O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, afirmou que o grande desafio da cidade é o combate à pobreza. “Nós temos em Osasco a mania de gerar emprego e renda”, disse. Emidio lembrou ainda que, neste mês, o município organizou um festival de cachorro-quente. “Por meio de uma parceria com o Sebrae, esses empreendedores foram qualificados, aprenderam técnicas de gestão dos negócios, boas práticas de higiene, de conservação de alimentos e atendimento ao cliente. Acabou a história do carrinho de cachorro-quente, agora, temos lanchonetes. São dezenas de iniciativas que melhoraram a vida dos empreendedores na cidade”.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851 / 3243-7852 / 8118-9821 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias