Rio de Janeiro – O lixo descartado diariamente pode ser fonte de renda tanto por meio do processamento como da logística e armazenagem. Considerando a viabilidade econômica, social e ambiental desse material ainda pouco aproveitado, o Sebrae em Mato Grosso do Sul lançou nesta quarta-feira (13), na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a cartilha Gestão de Resíduos Sólidos: uma oportunidade para o desenvolvimento municipal e para as micro e pequenas empresas.
O material traz dados sobre a geração do que hoje se denomina resíduos sólidos e detalha a legislação que prevê que até 2014 os lixões deverão ser eliminados da estrutura urbana no Brasil. A cartilha foi apresentada pela diretora de Operações do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Maristela de Oliveira França, no AgroBrasil, espaço mantido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na Rio+20. No primeiro dia de evento, o espaço foi ocupado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul que, juntamente com instituições parceiras, apresentou casos de sucesso do agronegócio do estado.
Além de incentivar gestores das três esferas – federal, estadual e municipal – na introdução de modelos de destinação e aproveitamento de lixo, a cartilha aponta as oportunidades de negócios que o emprego dos resíduos representa para o empreendedorismo, a partir do conceito de formação de cadeias. “Ações integradas entre iniciativa pública e privada são um caminho eficiente para o aproveitamento desse capital, gerando efeitos econômicos e sociais que compõem a sustentabilidade”, ressaltou a diretora durante a apresentação.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, destacou o desenvolvimento municipal e das micro e pequenas empresas (MPE) por meio de ações sustentáveis e apontou a necessidade da adoção dessas medidas como um conceito de valor. “O aproveitamento adequado dos descartes diários é a contribuição que está ao alcance de todos para que os ideais de preservação sejam concretizados”, enfatizou.
Durante o lançamento da cartilha, o especialista setorial sênior do Banco Interamericano de Desenvolvimento (FOMIN/BID), Ismael Gílio, ressaltou que “iniciativas como essa têm significativa importância para consolidar o termo sustentabilidade nos municípios, que são a menor e mais importante esfera da gestão administrativa”.
A cartilha estará disponível no site do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Prolocal e MS Sem Fronteiras. A iniciativa tem o apoio do Bid e Governo do Estado (Seprotur).
Serviço:
Sebrae em Mato Grosso do Sul (67) 3389-5536
www.ms.agenciasebrae.com.br
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias