Brasília – O segmento de tecnologia da informação e comunicação (TIC) é um dos principais fornecedores de produtos e serviços para a administração pública distrital e federal. Apenas em 2010, as micro e pequenas empresas (MPE) do Distrito Federal venderam R$ 2,24 bilhões para o governo federal, o maior valor em relação aos fornecedores desse segmeneto de outros estados.
Com o objetivo de capacitar os empresários sobre compras governamentais, o Sebrae no Distrito Federal promoveu a terceira edição do curso Como Fornecer para a Administração Pública e Reduzir os Riscos. Cerca de 30 pessoas participaram da capacitação, realizado de 23 a 27 de julho.
Luciano Rego é diretor do Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF) e conta que boa parte das empresas de tecnologia da cidade já negociam com o pode público. “Incentivamos a participação daqueles que ainda não fornecem produtos e serviços para a administração pública a investir no curso oferecido pelo Sebrae. Foi uma ótima chance para esclarecer dúvidas e conquistar mais segurança ao concorrer no processo licitatório”, finaliza.
O instrutor Luis Maurício Zanin ensinou aos alunos como se beneficiar da Lei nº 4611/11, versão local da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. “Simulamos pregões presenciais e eletrônicos para os alunos conhecerem e se prepararem”, explica. Para Luis Maurício, outro ponto fundamental do curso foi analisar os riscos que envolvem a participação em um processo licitatório. “O empresário deve perceber quando a demanda pode apresentar um risco muito alto ao negócio. Ele deve pesar se a produção exigida está acima da capacidade, se consegue aplicar a logística necessária para atender o pedido do cliente e se há mão de obra disponível para realizar o trabalho”, comenta.
Esse foi o terceiro curso voltado para compras governamentais em 2012. “Já participaram os segmentos de vestuário e construção civil”, lembra o analista de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial da instituição, James Reebe. Ele comenta que o Sebrae pretende promover capacitações para que os gestores públicos se informem sobre o tema. “Por meio de iniciativas como essa, buscamos a implementação efetiva da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Ao vender para o governo, o empreendedor amplia seu mercado”, recomenda.
Serviço
@sebraenodf
Facebook: Sebrae no DF
Informações para a imprensa
Natália Kenupp – [email protected] – 9115-5976
Kelly Valente – [email protected]
Regina Trindade – [email protected]
RP1 Comunicação Brasília
RP1 Comunicação Brasília
Tel. 61 3328-5687 / 3328-0665
www.rp1.com.br
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias