Brasília – A dois anos da Copa do Mundo FIFA 2014, os empresários se preparam para receber os turistas e avançar economicamente. O Sebrae no Distrito Federal, por meio do programa Sebrae 2014, oferece ferramentas para que os empreendedores se capacitem e aproveitem as oportunidades decorrentes do mundial de futebol. Uma delas é a Matriz de Competitividade, que realiza diagnósticos dos empreendimentos na busca por melhoria em gestão e concorrência em pé de igualdade.
Até o momento, foram diagnosticadas 61 empresas de agronegócios, sendo a maioria delas de horticultura. Os questionários foram respondidos entre junho e julho deste ano, com a ajuda de três consultores que visitaram as propriedades rurais. Neste mês, as avaliações com os resultados e sugestões de cursos e consultorias foram devolvidas.
Para Thiago Melo, gestor do projeto Agronegócios Sebrae 2014, as empresas foram analisadas em todos os setores que englobam gestão da empresa. “Consideramos o perfil com base na liderança, resultados, processos, pessoas, informações e conhecimentos, sociedade, clientes, estratégias e planos”. Ele explica que a base do questionário preenchido pelos empreendedores é a mesma de iniciativas importantes, como o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil, desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
A partir do resultado da Matriz de Competitividade, o Sebrae no Distrito Federal oferece um retorno aos empresários sobre como está a gestão dos negócios e apresenta, de forma customizada, uma lista de consultorias e cursos da instituição que mais se adequam à necessidade do empresário. “Se uma empresa, por exemplo, recebeu pontuação baixa em estratégias e planos, indicamos consultoria em Plano de Negócios e damos condições para que ela possa se estruturar e começar a desenvolver os pontos deficitários”, completa Thiago.
Hermes Jannuzzi é proprietário do sítio Corujinha do Cerrado, especializado em produção de alimentos orgânicos. Para ele, a devolutiva trouxe informações preciosas para investir no crescimento da empresa no ponto certo. “O questionário é excelente porque funciona como uma fotografia do negócio, ressaltando os pontos fortes e fracos. Vou analisar com detalhe o material recebido para colocar em prática as mudanças necessárias”, planeja.
Serviço:
Informações para a imprensa
Natália Kenupp – [email protected] – 9115-5976
Tel. 61 3328-5687 / 3328-0665
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias