X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Empresas inovam para ampliar clientela


Brasília – Cerca de 50 empresas paranaenses participam do 1º Encontro Pappe Inovação – Oportunidades de Negócios para as Micro e Pequenas Empresas, que acontece nesta terça-feira (21), em Curitiba. Criado em 2006, o Programa de Apoio e Pesquisa para a Pequena Empresa (Pappe) é um consórcio formado pelo Sebrae no Paraná, Federação das Indústrias do Estado (Fiep), Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

A iniciativa foi lançada por meio de um edital da Finep, destinado a instituições interessadas em subvenção econômica não reembolsável para desenvolvimento de produtos e processos inovadores.

“Oportunizar que a inovação aconteça por meio de subvenção é contribuir para o fortalecimento de negócios mais competitivos, com desenvolvimento de novas tecnologias, é profissionalizar empresas para ingresso nas cadeias produtivas. A concessão desses recursos fortalece as empresas brasileiras na elaboração de produtos, processos e serviços inovadores e viabiliza o elo entre conhecimento e mercado”, afirma a gerente-adjunta de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, Gláucia Zoldan.

Segundo Aloísio Cerqueira, consultor de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Paraná, o  modelo tem um impacto expressivo nas micro e pequenas empresas (MPE), na cadeia produtiva, no desenvolvimento local, no conhecimento e na economia do país. “O 1º Pappe significa oportunidade para os empresários apostarem em produtos e serviços com características inovadoras”, ressalta.

Aloísio lembra que das 50 empresas selecionadas para o evento, 30 já fizeram registro de patente. Ou seja, 60% das empresas desenvolveram inovações e obtiveram resultados com a iniciativa. Entre os participantes, estão pequenos negócios dos setores de agroindústria; eletroeletrônica; meio ambiente; metalmecânica; nanotecnologia; plástico; saúde e tecnologia da informação e comunicação (TIC).

Durante o encontro, serão realizados painéis com a apresentação de experiências de seis empresários, além de rodadas de negócios com todas as empresas participantes. São esperadas ainda a presença de potenciais investidores, clientes e representantes comerciais de todo o país.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852 / 2107- 9104 / 3243-7851 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo