Vitória – Pela primeira vez, um produto do artesanato capixaba recebe o prêmio Reconhecimento de Excelência da Unesco para os produtos artesanais do Mercosul. Uma carteira de mão feita com taboa, produzida pelo Núcleo de Artesanato em Taboa (NAboa), ficou com o primeiro lugar do Brasil na terceira edição, realizada este mês no Uruguai.
A seleção dos produtos da competição foi feita pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), em parceria com o governo do estado. No Brasil, foram inscritas 62 peças artesanais de 12 estados. Dessas, 13 foram selecionadas.
O NAboa também foi a unidade vencedora da segunda edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Concorreu com mais de mil projetos de todo o país e foi o único representante do Espírito Santo entre os cem melhores do país.
A associação foi fundada em 2007, gerando renda para 12 famílias associadas e mais de 100 pessoas das comunidades do entorno, direta ou indiretamente, através do uso sustentável da taboa – vegetação encontrada em áreas alagadas. “Resgatamos a atividade artesanal com essa fibra, qualificando os artesãos para o desenvolvimento de técnicas e criação de novas peças, além da capacitá-los para atuar no mercado de trabalho”, explicou o presidente do Núcleo, Cesar Weslley Conti Nunes.
Artesãos das comunidades de Mãe-Bá, Porto Grande, Condados e Chapada do Á, todas localizadas no entorno da Lagoa de Mãe-Bá, na divisa dos municípios de Guarapari e Anchieta, formam a associação. Desde a fundação, o grupo recebeu apoio do Sebrae no Espírito Santo para atuação no mercado de trabalho. Por meio de capacitação e consultoria de design, a instituição desenvolveu várias coleções e projetos que foram bem aceitos no mercado.
Os trabalhos do grupo começaram em uma residência, propriedade de Cesar e de sua esposa, a mestre artesã Anna Maria Rebello Nunes. Após a consolidação no mercado de artesanato, o NAboa aumentou a produção e construiu um núcleo de trabalho. O artesanato de Taboa é referência nacional e internacional. Várias empresas já se interessaram pelo trabalho dos artesãos, que tem como prioridade a beleza, mas que preserva a rusticidade. O NAboa já confeccionou mais de 15 mil peças artesanais, em torno de 200 variedades de produtos, que são vendidos na sede do Núcleo, em Mãe-Bá – Anchieta, além das lojas de revenda em todo o Brasil e no exterior.
Serviço:
Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Karla Monteiro
Sayonara Lacerda
Amanda Freitas / Ayanne Karoline
Tel: (27) 3041.5613/ 5515
E-mail: [email protected]
www.es.agenciasebrae.com.br
Twitter: @sebraees
Facebook: www.facebook.com/sebraees
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias