X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Artesãos apoiados pelo Sebrae ganham prêmio da Unesco


Vitória – Pela primeira vez, um produto do artesanato capixaba recebe o prêmio Reconhecimento de Excelência da Unesco para os produtos artesanais do Mercosul. Uma carteira de mão feita com taboa, produzida pelo Núcleo de Artesanato em Taboa (NAboa), ficou com o primeiro lugar do Brasil na terceira edição, realizada este mês no Uruguai.

A seleção dos produtos da competição foi feita pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), em parceria com o governo do estado. No Brasil, foram inscritas 62 peças artesanais de 12 estados. Dessas, 13 foram selecionadas.

O NAboa também foi a unidade vencedora da segunda edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Concorreu com mais de mil projetos de todo o país e foi o único representante do Espírito Santo entre os cem melhores do país.

A associação foi fundada em 2007, gerando renda para 12 famílias associadas e mais de 100 pessoas das comunidades do entorno, direta ou indiretamente, através do uso sustentável da taboa – vegetação encontrada em áreas alagadas. “Resgatamos a atividade artesanal com essa fibra, qualificando os artesãos para o desenvolvimento de técnicas e criação de novas peças, além da capacitá-los para atuar no mercado de trabalho”, explicou o presidente do Núcleo, Cesar Weslley Conti Nunes.

Artesãos das comunidades de Mãe-Bá, Porto Grande, Condados e Chapada do Á, todas localizadas no entorno da Lagoa de Mãe-Bá, na divisa dos municípios de Guarapari e Anchieta, formam a associação. Desde a fundação, o grupo recebeu apoio do Sebrae no Espírito Santo para atuação no mercado de trabalho. Por meio de capacitação e consultoria de design, a instituição desenvolveu várias coleções e projetos que foram bem aceitos no mercado.

Os trabalhos do grupo começaram em uma residência, propriedade de Cesar e de sua esposa, a mestre artesã Anna Maria Rebello Nunes. Após a consolidação no mercado de artesanato, o NAboa aumentou a produção e construiu um núcleo de trabalho. O artesanato de Taboa é referência nacional e internacional. Várias empresas já se interessaram pelo trabalho dos artesãos, que tem como prioridade a beleza, mas que preserva a rusticidade. O NAboa já confeccionou mais de 15 mil peças artesanais, em torno de 200 variedades de produtos, que são vendidos na sede do Núcleo, em Mãe-Bá – Anchieta, além das lojas de revenda em todo o Brasil e no exterior.

Serviço:
Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Karla Monteiro
Sayonara Lacerda
Amanda Freitas / Ayanne Karoline
Tel: (27) 3041.5613/ 5515
E-mail: [email protected]
www.es.agenciasebrae.com.br
Twitter: @sebraees
Facebook: www.facebook.com/sebraees

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot