Maceió – O dito popular sobre a força que a união pode gerar vem sendo adotado na prática por donos de mercadinhos da capital alagoana desde 2011, quando foi criada a Central de Minimercados. A iniciativa, que busca desenvolver ações conjuntas que possibilitem facilidades e crescimento para os mercadinhos da cidade, tem como base o projeto Central de Negócios do Sebrae, metodologia que estimula a cultura da cooperação e fortalece grupos de empresários do mesmo segmento, com soluções focadas no mercado em que atuam.
A Central de Minimercados é composta por 22 mercadinhos distribuídos em vários bairros da cidade. Uma das ações já adotadas é a compra conjunta, que possibilita uma significativa economia na medida em quando maior o pedido, menor o valor unitário do produto. O grupo também passou a promover ações conjuntas de marketing como distribuição de panfletos e criação de propagandas em datas comemorativas.
De acordo com a gerente de Acesso a Mercados do Sebrae em Alagoas, Fátima Santos, é importante que o trabalho de consolidação do grupo seja contínuo para que consiga alcançar bons resultados. “A central possibilita, por exemplo, que os mercadinhos tenham preços mais competitivos, pois eles chegam a economizar 8% em compras conjuntas, o que é muito significativo”, enfatiza.
O consultor do Sebrae André Farias, que acompanha o grupo de minimercados de Maceió e do município de Delmiro Gouveia, afirma que o próximo objetivo da central é a padronização visual dos mercados participantes. “Todas as lojas já possuem o mesmo fardamento, agora querem padronizar o layout. Cada um vai permanecer com seu nome, mas a apresentação será padronizada e todos utilizarão a logomarca Rede de Supermercados da Economia, que é o nome do grupo”, explica ele.
André explica ainda que os empresários também pretendem adesivar os carros dos mercados e desenvolver gôndolas para as prateleiras. “Uma loja sozinha iria gastar, em média, R$3 mil para fazer as modificações, mas como são 22 juntas, saiu por apenas R$1 mil, e, mesmo assim, quem vai arcar com este custo são os fornecedores. É muito mais fácil adquirir vantagens quando as pessoas se unem”, complementa o consultor.
Serviço:
Sebrae em Alagoas (82) 4009-1660
www.al.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias