A reeleição de Obama é a prova de que as pessoas precisam de um líder. E é justamente isso que faz com que as pessoas depositem a confiança nas outras.
As lições de liderança aprendidas com a reeleição de Obama ontem podem até ser mais sutis do que as de 2008, mas não menos significativas.
Em sua primeira vitória presidencial, os ingredientes que fizeram a diferença em sua vitória foram: o carisma ofuscante, a esperança, a aspiração e visão.
Já, dessa vez, o que se viu foi não uma liderança com “L” maiúsculo, mas sim a liderança com “L” minúsculo. Este estilo não apela para o drama, mas sim para o pragmatismo e para o foco na realidade.
Mas, uma das verdades incontestáveis sobre os grandes líderes é que muitas vezes eles caminham o centímetro a mais que falta para o sucesso. E foi isso que Obama fez.
Estar pronto para largar o cargo, caso perdesse. A maturidade de não ter medo de perder é que permite que os grandes líderes se arrisquem e realmente toquem as pessoas.
Os americanos adoram o pragmatismo. Eles sempre preferiram a prática ao discurso. Os americanos amaram o Obama de 2008, mas esse presidente prometeu mais do que pode cumprir e, por isso viu a sua reeleição ameaçada.
Se juntarmos esse Obama eletrizante, que não conseguiu fazer jus às expectativas que despertou nos americanos, juntamente com um congresso republicanos reduzido, temos o Obama realista de 2012, que é justamente o tipo de político que os americanos reelegem.
No final, a vitória foi não o resultado de uma nova mensagem de esperança.
A mensagem responsável pela reeleição de Obama foi produto da sua capacidade – e de parcerias, como Bill Clinton – para convencer os eleitores de que o futuro era tão incerto que o país precisa de mais competência do que magnetismo e carisma.
Competência e não sentimentalismo.
Em tempos difíceis – nos EUA, na Europa e, por que não no mundo todo – esse é um teste decisivo de liderança. Principalmente quando os eleitores têm menos paciência para oratória e simples promessas e valorizam a capacidade de realização de seus representantes.
Em sua exibição de competência na sua reeleição, Obama atingiu 6 características essenciais para os empreendedores.
#1. Foco.
Obama mostrou que tem capacidade de suportar os seus objetivos e trabalhar ate conseguir atingí-los.
Um grande exemplo foi a busca de Bin Laden.
O foco, parece carne de vaca quando o assunto é empreendedorismo, mas muitas pessoas ainda esquecem desse importante detalhe na hora de alavancar o seu negócio e fazer a diferença.
- Querer agradar todo mundo é exemplo de falta de foco.
- Acreditar que empreendedorismo é fazer tudo ao mesmo tempo é mais um exemplo de falta de foco.
- Não escolher uma fatia – mesmo que seja minúscula – do mercado para dedicar a sua ideia é muita falta de foco.
- Não entender as necessidades do seu público é também falta de foco.
#2. Consistência.
O presidente foi capaz de manter a consistência mesmo em questões que ele mudou de opinião, para conectar as metas de governo e manter uma linha de governo dentro do seu estilo de presidência.
Quantas vezes você já começou a fazer uma coisa, parou no meio do caminho e começou a fazer outra?
Ser consitente significa fazer uma ponte entre as ideias e trabalhá-las até o final. Todas as tarefas na vida de um empreendedor precisam estar conectadas a uma ideia maior, que precisa ser o centro – ou o core business – do negócio.
Comprometa-se em realizar algo grandioso e mantenha a consistência das suas ideias nisso. Mudar de opinião é natural e normal durante a vida de qualquer pessoa. Por isso, mesmo quando mudar de opinião, mantenha a ideia original e melhore-a com as suas novas opiniões.
#3. Maestria.
Obama mostrou que domina o conhecimento necessário para a realização do seu trabalho.
E é justamente isso que todo empreendedor precisa. Empresas precisam de pessoas generalistas e especialistas. O empreendedor precisa ser mais do que um especialista. Precisa ser um expert.
Seja um expert naquilo que você faz. Entenda o mercado, a concorrência, os consumidores e tudo que rodeia a sua ideia melhor do que qualquer pessoa. Domine o conhecimento necessário para fazer o seu negócio acontecer.
Esse será o seu grande diferencial. Não aja apenas porque tem uma ideia na cabeça.
#4. Resiliência.
Em 2010 Obama sofreu uma perda considerável no no congresso e perdeu forças. Além disso, no primeiro debate, Obama estava fragilizado e, por alguns segundos, algumas pessoas pensaram que ele tinha entregado os pontos.
Mas, Obama mostrou ter a qualidade necessária para dar a volta por cima e ser o líder que os americanos precisam, principalmente no segundo debate, quando mostrou ser ainda o Obama que sabe o que precisa ser feito.
Se o primeiro debate foi uma isca, ou se ele realmente estava fragilizado, não sabemos.
Sabemos que empreendedorismo é sinônimo de obstáculos. E são justamente esses obstáculos que vão mostrar o verdadeiro potencial do empreendedor. Cada obstáculo vencido é um novo aprendizado e, um ponto a mais na capacidade de continuar firme em seu propósito.
Não existe dia fácil para o empreendedor.
Não ouse falar em empreendedorismo se você apenas não quer ter chefe. A cobrança de fazer as coisas acontecerem é bem mais rigorosa do que qualquer chefe que existe.
#5. Estabilidade.
Os eleitores ficaram convictos de que o presidente estava no caminho certo e que a semente do progresso havia sido plantada.
O seu negócio precisa levar estabilidade para as pessoas.as pessoas têm um problema, ou ignoram que tenham um problema. Mas têm. E quando alguma coisa leva solução para esse problema, e cria uma estabilidade o negócio cumpriu o seu papel.
Qual é o sossego e a estabilidade que seu negócio vai criar para as pessoas?
#6. Experiência.
Obama aproveitou o seu conhecimento e experiência e política externa e sobre os fatores que prejudicam os EUA para mostrar como foi um executivo eficiente, mostrando como o seu antecessor não tinha sido, e com isso mostrar que sabe o que precisa ser feito.
A sua vida é a sua maior fonte de aprendizado. Diálogos, recortes, livros, pessoas, família e amigos, tudo isso é um fator de aprendizado na vida de um empreendedor.
É justamente essa capacidade de ser autodidata e aprender facilmente com tudo que nos rodeia que separa os empreendedores do resto do mundo.
Quais as verdades incontestáveis de ontem que você aprendeu estarem erradas hoje?
Mas, o carisma ainda é a chave.
Obviamente o fato de Obama estar amadurecendo em uma figura pragmática não foi a única razão para a sua vitória.
Sim. Ele ele se dedicou à campanha, jogou duro, concentrou seus esforços nas mulheres e latinos e, juntamente com seu carisma, levantou muito dinheiro e teve apoio de outros líderes emblemáticos, como o ex-presidente Bill Clinton e sua esposa, Michelle Obama.
Todos esses fatores foram determinantes para a vitória. Mas nada disso faria diferença se o povo norte-americano não tivesse a percepção que que Obama era a pessoa certa para fazer a economia dos Estados Unidos voltar a ser o que já foi um dia.
Quais lições a eleição dos EUA pode dar aos empreendedores?
Além das 6 características que fizeram a diferença no Obama reeleito, o carisma é determinante.
Quando o cenário fica difícil, as pessoas não olham para o espetáculo, mas sim para a competência. Obama quase perdeu as eleições de 2012 porque prometeu demais em 2008.
Mas ele ganhou ontem porque teve o carisma suficiente para convencer o povo americano que era a pessoa certa para realizar o que ficou faltando. E é justamente isso que as pessoas querem: líderes que cumprem as suas promessas.
Você pode ser o melhor profissional do mundo. Mas você vai precisar de carisma e empatia para fazer com que as pessoas certas se juntem a você – e para fazer com que as pessoas comprem aquilo que você produz.
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Este texto foi inspirado no original “Why He Won: A Lesson in What People Really Want in a Leader“, da revista Inc.