X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

O que a reeleição de Obama pode nos ensinar sobre empreendedorismo?

obama presidente

A reeleição de Obama é a prova de que as pessoas precisam de um líder. E é justamente isso que faz com que as pessoas depositem a confiança nas outras.


A reeleição de Obama é a prova de que as pessoas precisam de um líder. E é justamente isso que faz com que as pessoas depositem a confiança nas outras.

As lições de liderança aprendidas com a reeleição de Obama ontem podem até ser mais sutis do que as de 2008, mas não menos significativas.

Em sua primeira vitória presidencial, os ingredientes que fizeram a diferença em sua vitória foram: o carisma ofuscante, a esperança, a aspiração e visão.

Já, dessa vez, o que se viu foi não uma liderança com “L” maiúsculo, mas sim a liderança com “L” minúsculo. Este estilo não apela para o drama, mas sim para o pragmatismo e para o foco na realidade.

Mas, uma das verdades incontestáveis sobre os grandes líderes é que muitas vezes eles caminham o centímetro a mais que falta para o sucesso. E foi isso que Obama fez.

Estar pronto para largar o cargo, caso perdesse. A maturidade de não ter medo de perder é que permite que os grandes líderes se arrisquem e realmente toquem as pessoas.

Os americanos adoram o pragmatismo. Eles sempre preferiram a prática ao discurso. Os americanos amaram o Obama de 2008, mas esse presidente prometeu mais do que pode cumprir e, por isso viu a sua reeleição ameaçada.

Se juntarmos esse Obama eletrizante, que não conseguiu fazer jus às expectativas que despertou nos americanos, juntamente com um congresso republicanos reduzido, temos o Obama realista de 2012, que é justamente o tipo de político que os americanos reelegem.

No final, a vitória foi não o resultado de uma nova mensagem de esperança.

A mensagem responsável pela reeleição de Obama foi produto da sua capacidade – e de parcerias, como Bill Clinton – para convencer os eleitores de que o futuro era tão incerto que o país precisa de mais competência do que magnetismo e carisma.

Obama mostrou ser o líder que os americanos precisam nesse momento

Obama mostrou ser o líder que os americanos precisam nesse momento.

Competência e não sentimentalismo.

Em tempos difíceis – nos EUA, na Europa e, por que não no mundo todo – esse é um teste decisivo de liderança. Principalmente quando os eleitores têm menos paciência para oratória e simples promessas e valorizam a capacidade de realização de seus representantes.

Em sua exibição de competência na sua reeleição, Obama atingiu 6 características essenciais para os empreendedores.

#1. Foco.

Obama mostrou que tem capacidade de suportar os seus objetivos e trabalhar ate conseguir atingí-los.

Um grande exemplo foi a busca de Bin Laden.

O foco, parece carne de vaca quando o assunto é empreendedorismo, mas muitas pessoas ainda esquecem desse importante detalhe na hora de alavancar o seu negócio e fazer a diferença.

  • Querer agradar todo mundo é exemplo de falta de foco.
  • Acreditar que empreendedorismo é fazer tudo ao mesmo tempo é mais um exemplo de falta de foco.
  • Não escolher uma fatia – mesmo que seja minúscula – do mercado para dedicar a sua ideia é muita falta de foco.
  • Não entender as necessidades do seu público é também falta de foco.

#2. Consistência.

O presidente foi capaz de manter a consistência mesmo em questões que ele mudou de opinião, para conectar as metas de governo e manter uma linha de governo dentro do seu estilo de presidência.

Quantas vezes você já começou a fazer uma coisa, parou no meio do caminho e começou a fazer outra?

Ser consitente significa fazer uma ponte entre as ideias e trabalhá-las até o final. Todas as tarefas na vida de um empreendedor precisam estar conectadas a uma ideia maior, que precisa ser o centro – ou o core business – do negócio.

Comprometa-se em realizar algo grandioso e mantenha a consistência das suas ideias nisso. Mudar de opinião é natural e normal durante a vida de qualquer pessoa. Por isso, mesmo quando mudar de opinião, mantenha a ideia original e melhore-a com as suas novas opiniões.

#3. Maestria.

Obama mostrou que domina o conhecimento necessário para a realização do seu trabalho.

E é justamente isso que todo empreendedor precisa. Empresas precisam de pessoas generalistas e especialistas. O empreendedor precisa ser mais do que um especialista. Precisa ser um expert.

Seja um expert naquilo que você faz. Entenda o mercado, a concorrência, os consumidores e tudo que rodeia a sua ideia melhor do que qualquer pessoa. Domine o conhecimento necessário para fazer o seu negócio acontecer.

Esse será o seu grande diferencial. Não aja apenas porque tem uma ideia na cabeça.

Obama usou do pragmatismo para ganhar a confiança do povo americano

Obama usou do pragmatismo para ganhar a confiança do povo americano.

#4. Resiliência.

Em 2010 Obama sofreu uma perda considerável no no congresso e perdeu forças. Além disso, no primeiro debate, Obama estava fragilizado e, por alguns segundos, algumas pessoas pensaram que ele tinha entregado os pontos.

Mas, Obama mostrou ter a qualidade necessária para dar a volta por cima e ser o líder que os americanos precisam, principalmente no segundo debate, quando mostrou ser ainda o Obama que sabe o que precisa ser feito.

Se o primeiro debate foi uma isca, ou se ele realmente estava fragilizado, não sabemos.

Sabemos que empreendedorismo é sinônimo de obstáculos. E são justamente esses obstáculos que vão mostrar o verdadeiro potencial do empreendedor. Cada obstáculo vencido é um novo aprendizado e, um ponto a mais na capacidade de continuar firme em seu propósito.

Não existe dia fácil para o empreendedor.

Não ouse falar em empreendedorismo se você apenas não quer ter chefe. A cobrança de fazer as coisas acontecerem é bem mais rigorosa do que qualquer chefe que existe.

#5. Estabilidade.

Os eleitores ficaram convictos de que o presidente estava no caminho certo e que a semente do progresso havia sido plantada.

O seu negócio precisa levar estabilidade para as pessoas.as pessoas têm um problema, ou ignoram que tenham um problema. Mas têm. E quando alguma coisa leva solução para esse problema, e cria uma estabilidade o negócio cumpriu o seu papel.

Qual é o sossego e a estabilidade que seu negócio vai criar para as pessoas?

#6. Experiência.

Obama aproveitou o seu conhecimento e experiência e política externa e sobre os fatores que prejudicam os EUA para mostrar como foi um executivo eficiente, mostrando como o seu antecessor não tinha sido, e com isso mostrar que sabe o que precisa ser feito.

A sua vida é a sua maior fonte de aprendizado. Diálogos, recortes, livros, pessoas, família e amigos, tudo isso é um fator de aprendizado na vida de um empreendedor.

É justamente essa capacidade de ser autodidata e aprender facilmente com tudo que nos rodeia que separa os empreendedores do resto do mundo.

Quais as verdades incontestáveis de ontem que você aprendeu estarem erradas hoje?

Mas, o carisma ainda é a chave.

Obviamente o fato de Obama estar amadurecendo em uma figura pragmática não foi a única razão para a sua vitória.

Sim. Ele ele se dedicou à campanha, jogou duro, concentrou seus esforços nas mulheres e latinos e, juntamente com seu carisma, levantou muito dinheiro e teve apoio de outros líderes emblemáticos, como o ex-presidente Bill Clinton e sua esposa, Michelle Obama.

Todos esses fatores foram determinantes para a vitória. Mas nada disso faria diferença se o povo norte-americano não tivesse a percepção que que Obama era a pessoa certa para fazer a economia dos Estados Unidos voltar a ser o que já foi um dia.

Quais lições a eleição dos EUA pode dar aos empreendedores?

Além das 6 características que fizeram a diferença no Obama reeleito, o carisma é determinante.

Quando o cenário fica difícil, as pessoas não olham para o espetáculo, mas sim para a competência. Obama quase perdeu as eleições de 2012 porque prometeu demais em 2008.

Mas ele ganhou ontem porque teve o carisma suficiente para convencer o povo americano que era a pessoa certa para realizar o que ficou faltando. E é justamente isso que as pessoas querem: líderes que cumprem as suas promessas.

Você pode ser o melhor profissional do mundo. Mas você vai precisar de carisma e empatia para fazer com que as pessoas certas se juntem a você – e para fazer com que as pessoas comprem aquilo que você produz.

A reeleição de Obama pode nos ensinar muito sobre empreendedorismo

A reeleição de Obama pode nos ensinar muito sobre empreendedorismo.

___

Este texto foi inspirado no original “Why He Won: A Lesson in What People Really Want in a Leader“, da revista Inc.

Comente este artigo

Populares

Topo