Há algumas semanas o Facebook lançou um feed exclusivo para páginas com a controvérsia que surgiu em torno das alterações feitas em setembro no EdgeRank, até o momento um mistério. Onde vamos chegar? Pois bem, o Facebook resolveu dar uma explicação com a esperança de acalmar a especulação.
Will Cathcart, gerente de produto para o feed de notícias, disse a jornalistas alguns detalhes sobre o funcionamento de EdgeRank. Especificamente, quatro fatores levados em conta para mostrar a atualização de uma página no nosso feed de notícias. De acordo com Cathcart, a revisão que foi feita no EdgeRank em Setembro não afetou a faixa média de conteúdo por páginas, embora o impacto que provocou foi variado. Mas vamos quais são esses fatores:
- A interação que temos com as publicações. Quanto mais “curtir” damos para publicações de uma página, com mais frequência ela aparecerá para nós (afinidade).
- As reações de outras pessoas para uma publicação específica. Menos atenção (“curtir”, comentário), menos probabilidade de vê-la.
- Nossa interação com as mensagens de um determinado tipo. Por exemplo, se sempre “curtir” fotos, mais chances de ver uma publicada.
- Reclamações recebidas em uma publicação específica (que está sendo relatado como spam ou oculta): se o conteúdo postado por está página recebeu muitas reclamações no passado, menor a chance de vê-la novamente em nosso feed.
Este último fator está se tornando o mais importante, desde as modificações de setembro, pois aumentou o peso das “reclamações”, isto é, as publicações ou páginas marcadas pelos usuários passarão a ficar escondidas e por isso o alcance será menor. Nas palavras de Cathcart: “Começamos a penalizar as coisas que tinham uma taxa de notificação acima da média e premiar aqueles com uma taxa mais baixa.” E isso parece funcionar, porque ele disse que este reduziu o número de relatórios em uma porcentagem de dois dígitos.
Se não tem afetou o alcance médio, por que os números só descem?
Para isso, o Facebook tem uma explicação, que foi dada para o editor TechCrunch, Matt Idema, diretor de marketing para o anúncio: “Tudo depende do conjunto de páginas que você está procurando [ou seja, medindo] e quantas páginas você vê. Olhamos para cada página e os médios não caíram. “
Vamos, a posição do Facebook é de que o problema está no número de páginas que são consideradas para as estatísticas, como que tipo de páginas que são. E a verdade é que este argumento tem alguma validade, pois no fim, eles são os únicos que têm todos os dados.
Muita opacidade é o que tem: gera polêmica
Limitar o alcance das publicações das páginas como uma maneira de obter mais publicidade, algo que o Facebook tem sido acusado, mas não é algo descartável, parece uma estratégia muito bruta pela rede social.
A aparição do feed das páginas tem sido as resposta a todos esses protestos sobre a diminuição do Alcance, preferindo essa alternativa ao invés de desfazer as alterações que haviam sido aplicadas ao EdgeRank.
O que eu tenho certeza é de que o Facebook vai andar devagar na próxima vez que quiser fazer mudanças em seu algoritmo, cuja opacidade é uma de suas marcas.
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