Engana-se quem pensa que os blogs que atuam no mesmo nicho em que o seu são os seus maiores inimigos. Geralmente o pensamento simplório é justificado com a premissa de que um blog que trabalha com o mesmo tema que o seu irá roubar a sua audiência, fazendo com que você perca leitores e, consequentemente, visibilidade, gerando uma migração de anunciantes para os blogs concorrentes.
Blogs concorrentes são grandes aliados pelo simples fato de trabalharem sob o mesmo aspecto temático. É possível acompanhar como os outros blogs usam as redes sociais, como trabalham com os posts perto de feriados, como lidam com os comentários negativos ou até mesmo como o blog é usado para gerar recursos financeiros. A ideia é manter os blogs de outros temas por perto, mas manter os blogs que atuam sobre o mesmo assunto mais perto ainda.
É possível estabelecer uma espécie de parceria com os blogs concorrentes, fortalecendo um rico network e conquistando importantes conhecimentos que podem ser aplicados na administração do seu próprio blog. O importante é tirar a ideia de que blogs concorrentes roubam a sua audiência. Roubam, é verdade, mas só seu o seu blog for ruim. Caso o seu canal traga posts interessantes, assim como o blog concorrente, com certeza o leitor irá acessar os dois blogs. Todos ganham.
Com isso, algumas dicas são válidas no relacionamento com outros blogs. Confiram:
- Acesse diariamente os principais blogs concorrentes;
- Extraia o que de melhor os outros blogueiros fazem;
- Mostre aos outros blogueiros que você existe, mas sem exibicionismo;
- Procure criar diálogos saudáveis com os outros blogs, principalmente por meio de eventos e encontros;
- Sempre compartilhe o conteúdo de outros blogs em suas redes sociais e até mesmo em seu blog;
- Trate os blogs concorrentes como parceiros estratégicos de negócio, não inimigos.