Embora essa prática, também chamada de black hat, esteja morrendo, algumas pessoas ainda insistem em traçar estratégias de SEO (search engine optimization) baseadas apenas em colocar as palavras-chave no lugar mais indicado para serem indexadas pelos motores de busca, pois enquanto houver o link, o conteúdo poderá ficar em segundo plano.
É aí que entra a questão da experiência do usuário. De que adianta ter o link em um determinado site se o conteúdo não é relevante e nem contextualizado? Mesmo que seja relevante para a estratégia de SEO, não será para o usuário e isso pode ser negativo para a marca. O ideal é alinhar as práticas de SEO com um conteúdo de qualidade, em sites relevantes.
O jornalismo e o marketing de conteúdo
Em um mundo onde as pessoas podem pausar e depois avançar a programação da televisão e assim não ter que assistir ao informe puplicitário, as empresas buscam cada vez mais brechas para estarem presentes na vida do consumidor de forma natural, e não por uma imposição. O conteúdo passa a ter um papel fundamental nas estratégias de marketing digital. Se antes um banner ou um pop up serviam para publicidade, agora as ações vão estar incorporadas ao texto, sem a possibilidade de serem desassociadas. Já vemos isso na televisão, onde as marcas estão presente dentro do roteiro do programa e não mais durante o intervalo.
Então, por que não um jornalista para produzir esse conteúdo? Apesar de ter um caráter comercial e não noticioso, o conteúdo paras as estratégias de marketing digital deve ser completo e relevante, e disso o jornalista entende, pois já está acostumado a escrever histórias e envolver o leitor. O marketing de conteúdo, como está sendo chamado, vai ser o caminho para conseguir engajamento sem que sejam necessários muitos esforços. Ao ter acesso ao conteúdo, automaticamente o usuário vai se sentir identificado e mais suscetível a tornar-se um cliente da marca.
A iniciação do jornalista no mercado de marketing digital
No entanto, mesmo com sua habilidade de escrita, o jornalista pode não estar preparado para o universo do marketing. Neste caso, estudo, leitura, conversa com pessoas já atuantes no mercado, cursos, workshops e eventos de marketing digital são as portas para quem deseja entrar no universo digital.
Alinhando os conhecimentos técnicos de escrita com conhecimentos práticos de marketing, o jornalista pode ser a peça-chave na hora de gerar conteúdo de qualidade. Além de sua utilidade para estratégias de SEO, nas quais, além de conteúdo, o relacionamento e a assessoria de imprensa online se fazem presentes.
Por Andrielle Bressane, estudante de jornalismo com um quê de publicidade. Tem no marketing digital a possibilidade de trabalhar com geração de conteúdo para web. Atua como analista de SEO e mídias sociais na agência Fizzy Marketing Digital. @mellybressane