X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Jornalismo e SEO: o papel do jornalista em campanhas de link building


As constantes atualizações do Google com o intuito de extinguir as más práticas de link building têm funcionado, o que não significa necessariamente que o conteúdo está sendo produzido com mais qualidade. A internet criou uma geração de blogueiros produzindo conteúdo de qualidade variada, além de comerciantes de links cujo trabalho é vender espaço para que um endereço seja publicado sem a necessidade de qualquer contextualização.

Embora essa prática, também chamada de black hat, esteja morrendo, algumas pessoas ainda insistem em traçar estratégias de SEO (search engine optimization) baseadas apenas em colocar as palavras-chave no lugar mais indicado para serem indexadas pelos motores de busca, pois enquanto houver o link, o conteúdo poderá ficar em segundo plano.

É aí que entra a questão da experiência do usuário. De que adianta ter o link em um determinado site se o conteúdo não é relevante e nem contextualizado? Mesmo que seja relevante para a estratégia de SEO, não será para o usuário e isso pode ser negativo para a marca. O ideal é alinhar as práticas de SEO com um conteúdo de qualidade, em sites relevantes.

O jornalismo e o marketing de conteúdo

Em um mundo onde as pessoas podem pausar e depois avançar a programação da televisão e assim não ter que assistir ao informe puplicitário, as empresas buscam cada vez mais brechas para estarem presentes na vida do consumidor de forma natural, e não por uma imposição. O conteúdo passa a ter um papel fundamental nas estratégias de marketing digital. Se antes um banner ou um pop up serviam para publicidade, agora as ações vão estar incorporadas ao texto, sem a possibilidade de serem desassociadas. Já vemos isso na televisão, onde as marcas estão presente dentro do roteiro do programa e não mais durante o intervalo.

Então, por que não um jornalista para produzir esse conteúdo? Apesar de ter um caráter comercial e não noticioso, o conteúdo paras as estratégias de marketing digital deve ser completo e relevante, e disso o jornalista entende, pois já está acostumado a escrever histórias e envolver o leitor. O marketing de conteúdo, como está sendo chamado, vai ser o caminho para conseguir engajamento sem que sejam necessários muitos esforços. Ao ter acesso ao conteúdo, automaticamente o usuário vai se sentir identificado e mais suscetível a tornar-se um cliente da marca.

A iniciação do jornalista no mercado de marketing digital

No entanto, mesmo com sua habilidade de escrita, o jornalista pode não estar preparado para o universo do marketing. Neste caso, estudo, leitura, conversa com pessoas já atuantes no mercado, cursos, workshops e eventos de marketing digital são as portas para quem deseja entrar no universo digital.

Alinhando os conhecimentos técnicos de escrita com conhecimentos práticos de marketing, o jornalista pode ser a peça-chave na hora de gerar conteúdo de qualidade. Além de sua utilidade para estratégias de SEO, nas quais, além de conteúdo, o relacionamento e a assessoria de imprensa online se fazem presentes.

Por Andrielle Bressane, estudante de jornalismo com um quê de publicidade. Tem no marketing digital a possibilidade de trabalhar com geração de conteúdo para web. Atua como analista de SEO e mídias sociais na agência Fizzy Marketing Digital. @mellybressane

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot