Curitiba – Cerca de cem empresários, dirigentes e lideranças empresariais de Curitiba e região Metropolitana participaram do lançamento oficial da Feira do Empreendedor 2013 – Paraná, nesta semana. O maior evento de empreendedorismo do estado acontece de 21 a 24 de março no ExpoUnimed, na capital, e deve reunir empresários e candidatos a empreendedor. “O empreendedorismo e as micro e pequenas empresas têm assumido nos últimos anos um papel de protagonismo para o desenvolvimento do país. Eventos como a Feira do Empreendedor são de fundamental relevância para aqueles que buscam o sucesso nos negócios”, disse Allan Marcelo de Campos Costa, diretor-superintendente do Sebrae no Paraná. Cerca de 15 mil visitantes são esperados para este ano.
“A Feira do Empreendedor já faz parte do calendário do empreendedorismo paranaense e oferece, em um só lugar, um ambiente pensado para o empreendedor que quer abrir um pequeno negócio e também para os empresários de micro e pequenas empresas que buscam conhecimento e alternativas para melhorar suas empresas”. Para Allan Costa, o evento pode ser comparado a um parque temático, mas com foco em empreendedorismo.
Um dos destaques, adiantado pelo diretor-superintendente do Sebrae, será um cinema 5D, que estará disponível para os empresários de micro e pequenas empresas visitantes. Com tecnologia para despertar os sentidos, proporcionará uma exepriência diferente aos que queiram conhecer um pouco mais sobre o tema sustentabilidade. As sessões ajudarão, por meio de um aplicativo, os interessados a testarem se seus empreendimentos são sustentáveis ou não.
Allan Costa citou dados do último anuário do trabalho nas micro e pequenas empresas, uma iniciativa do Sebrae Nacional e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgada nesta semana, e que mostra um crescimento no número de micro e pequenas empresas e de empregos gerados pelo segmento de 2000 a 2011, no Paraná. Em 2000, eram 326 mil micro e pequenas empresas. Em 2011, subiu para 508 mil. Os pequenos negócios paranaenses, ainda conforme o anuário, criaram cerca de 550 mil novos empregos entre 2000 e 2011, crescimento que permitiu ao segmento atingir a marca de 1,2 milhão de postos de trabalho no estado. “O número de micro e pequenas empresas e de empregos em micro e pequenas empresas no Paraná cresceu mais que a média nacional”, enfatizou Costa.
O diretor-superintendente afirmou que o Brasil vive um momento de mudança. “O empreendedorismo está transformando hábitos que perpetuaram durante anos entre os jovens brasileiros, como o sonho de ser funcionário de carreira em uma grande empresa”. Para ele, o “espírito empreendedor que move opPaís” é responsável pelo novo comportamento dos brasileiros interessados em ser donos do próprio negócio. Allan Costa citou a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita em 69 países e que mostra que 44% dos brasileiros desejam ter o próprio negócio, frente a 25% que almejam seguir carreira como empregados em uma empresa.
O diretor-superintendente do Sebrae falou ainda sobre a consolidação do empreendedorismo por oportunidade, aquele em que, diferente do empreendedorismo por necessidade, o empreendedor identifica um nicho de mercado em potencial. De acordo com a Pesquisa GEM, atualmente quase 70% dos empreendedores abrem negócios por oportunidade. “Em 2002, o índice dos que empreendiam motivados pela identificação de uma chance no mercado empresarial era de apenas 42,4%”, lembrou.
Feira bianual
Ideal para empresários e futuros empresários de micro e pequenas empresas, a Feira do Empreendedor é realizada em todo o país. O Paraná faz parte do circuito nacional e, no estado, o evento acontece de dois em dois anos. Os microempreendedores individuais – recém-saídos da informalidade e que faturam até R$ 60 mil por ano – e aqueles que buscam conhecimento em empreendedorismo e negócios também podem participar.
Os visitantes encontrarão na Feira do Empreendedor, gratuitamente e em um só lugar, informações, oportunidades de negócios em Curitiba e região Metropolitana, tendências, palestras e consultorias com especialistas. A edição de 2013, em Curitiba, prevê espaço com 60 expositores presenciais e 40 virtuais de oportunidades de negócios; aplicativos e games empresariais; e loja-modelo com o que há de mais moderno em varejo.
O Sebrae no Paraná prepara ainda uma área exclusiva para consultorias e atendimentos; e mais de 150 palestras sobre temas como gestão de negócios, tendências de mercado, inovação e comportamento empreendedor. “Queremos a difusão do empreendedorismo como estilo de vida e estímulo à criação de um ambiente para geração, diversificação e ampliação de negócios em Curitiba e região Metropolitana”, reforça Allan Costa. Mais informações sobre a Feira do Empreendedor 2013 – Paraná no site www.feiradoempreendedorpr.com.br.
Serviço:
Informações para imprensa
Assessoria de Imprensa do Sebrae/PR
Leandro Donatti – Registro Profissional 2874/11/57-PR
Telefones: (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754
www.pr.agenciasebrae.com.br
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias